Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

A Odontologia Hospitalar em tempo de pandemia ajuda na recuperação dos pacientes da Covid-19

A Odontologia Hospitalar em tempo de pandemia ajuda na recuperação dos pacientes da Covid-19

A Odontologia Hospitalar em tempo de pandemia vivencia uma nova etapa de reconhecimento sobre sua grande importância na recuperação dos pacientes nas UTIs (Unidades de Terapias Intensivas), com os profissionais de odontologia fazendo parte de uma equipe multiprofissional que faz a diferença no tratamento contra o coronavírus. 

O CRO-RN parabeniza estes cirurgiões-dentistas da Odontologia Hospitalar que atuam nas UTIs com pacientes de COVID-19, já com o reconhecimento da sociedade para a importância desse trabalho na recuperação de milhões de doentes infectados pela COVID-19.

São este profissionais que enfrentam os riscos de contágios desse terrível vírus e que estão executando cuidados especiais para a saúde bucal, que já têm reflexo direto na diminuição dos índices de ocorrência de pneumonia nos pacientes internados.

“Onde há uma equipe de Odontologia Hospitalar e onde são feitos os protocolos de cuidados bucais e de assepsia dos equipamentos de intubar, realizados a cada 12 horas, os resultados são excepcionais para a recuperação dos pacientes”, diz o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, que também atua na Odontologia Hospitalar no hospital Walfredo Gurgel, em Natal. 

Segundo ele, a assepsia dos equipamentos de intubação é um dos itens aprimorados em nível nacional pela Comissão de Odontologia Hospitalar do CFO e das comissões nos conselhos regionais.

Presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-RN, o professor José Endrigo Tinoco destaca a atuação dos profissionais de odontologia nas UTIs para prevenir lesões traumáticas e infecções oportunistas orais decorrentes do período longo de hospitalização dos pacientes internados pela COVID-19.

Endrigo também ressalta a importância do trabalho do CFO e dos CROs na divulgação e esclarecimento do papel da Odontologia Hospitalar como instrumento que colabora para a redução do tempo de internamento dos pacientes e da gravidade dos seus efeitos.

Segundo Endrigo, na rede hospitalar estadual do Rio Grande do Norte, “dentistas combatem na linha de frente, promovendo saúde e prevenindo agravos que podem ocorrer no tempo prolongado de hospitalização, lesões que são típicas de traumatismos ou infecções oportunistas orais com repercussão sistêmica”.

A resolução CFO-162/2015 reconheceu a Odontologia Hospitalar como uma habilitação, com avanços nas Resoluções do CFO 203 e 204 de 2019, que atualizam os procedimentos para a habilitação, estabelecem boas práticas e normatizam a atuação dos Cirurgiões-Dentistas nos hospitais.

Para o presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-RN, estes avanços têm que continuar e os profissionais que hoje atuam nos hospitais públicos e privados esperam que está prática se torne uma especialidade.

“Defendemos que a Odontologia Hospitalar seja uma especialidade odontológica; que os serviços existentes sejam ampliados e novos sejam implantados, para que toda a sociedade tenha o direito de acesso a esse serviço contemplado em hospitais públicos e privados”, afirma Endrigo.

Fotos do Arquivo Pessoal do presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-RN.

Outras Notícias