Representante do CRO-RN, cirurgiã-dentista é eleita presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN

Representando o CRO-RN (Conselho Regional de Odontologia do RN), a cirurgiã-dentista e ex-conselheira, Aldenisia Albuquerque, tomou posse na manhã desta quarta-feira, 31, no Conselho Estadual de Saúde (CES), juntamente com o cirurgião-dentista Glauber de Morais, que representa o Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN).

A Dra. Aldenisia como conselheira titular foi eleita presidente do CES, em eleição realizada logo após a posse dos conselheiros. O Dr. Glauber é conselheiro suplente.

A odontologia potiguar estará representada no CES no biênio 2021/2023 pelos dois profissionais, Aldenisia e Glauber,  que atuam no serviço público nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, respectivamente.

CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE

O CES é a instância de controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado e é composto por representantes da gestão estadual, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos usuários do SUS.

A sua função principal é discutir e formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, bem como pode propor e aprovar diretrizes para elaboração do Plano Estadual de Saúde, além de avaliar o modelo estadual de gestão do SUS.

Também cabe ao Conselho fiscalizar a administração do Fundo Estadual de Saúde e verificar as suas contas trimestralmente.

O CES funciona numa numa sala do 12o. andar do prédio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap-RN), em Natal, na avenida Deodoro.

A conselheira do CRO-RN, Jane Nóbrega, parabenizou a Dra. Aldenísia e o Dr. Glauber por compor o CES, destacando a eleição da sua amiga cirurgiã-dentista para presidir esta instância maior de Controle Social do SUS no Estado.

"Com a eleição da Dra. Aldenísia como presidente do Conselho Estadual de Saúde, ganha a odontologia potiguar e a saúde como um todo. Conheço a competência e o dinamismo da nova presidente do CES, que atuará no acompanhamento das ações quanto a pandemia do Covid 19  e fiscalizando  a execução da Política Estadual de Saúde", afirma Jane Nóbrega.

A nova presidente do CES , a cirurgiã-dentista Aldenísia Albuquerque, destacou que seu sentimento “primeiramente é de honra por representar o CRO-RN no Conselho Estadual de Saúde”.

Segundo ela, por meio do CRO-RN e o SOERN, a categoria odontológica sempre esteve representada neste importante colegiado.

“Como conselheira do CES, sempre levei as demandas da odontologia para este colegiado. Agora, como presidente do CES, os desafios são maiores porque vamos tratar da saúde como um todo, observando as demandas de gestores, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos usuários do SUS”, diz Aldenísia.

“Sem dúvida, está à frente do CES-RN, agora como presidente, é um grande desafio, pois precisamos cumprir o papel do Conselho que é formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros”, acrescenta.

Segundo Aldenísia, para que o CES cumpra esse papel, a nova mesa diretora tem um papel importante na realização de um trabalho coletivo e que todos os conselheiros participem efetivamente.

“Para isso precisaremos do funcionamento sistemático da mesa diretora e das comissões. Assumimos o CES neste momento atípico de pandemia e o pleno do conselho tem este desafio a mais. Neste sentido precisaremos está atentos e acompanhar as questões que abrange esta situação”, afirma a nova presidente do CES-RN.

O cirurgião-dentista Glauber de Morais destacou a participação social como função primordial no controle da execução da política de saúde no Estado.

“Sobretudo neste momento de maior crise sanitária da história, com esta pandemia, é necessário que nós profissionais de saúde estejamos atentos a retrocessos que impactem no Sistema Único de Saúde, e consequentemente na sociedade”, afirma Morais.

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais, parabenizou a os dois cirurgiões-dentistas pela posse no  CES, destacando que a odontologia está muito bem representada pela experiência da professora Aldenísia que já foi vice-presidente daquele conselho.

“Desejo a Dra. Aldenisia e ao Dr. Glauber sucesso nesta gestão, nesse novo desafio em trabalhar em defesa do maior patrimônio do povo brasileiro, o SUS”, diz o presidente do CRO-RN.

QUEM É A NOVA PRESIDENTE DO CES

Formada pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), turma 1992.2, a cirurgiã-dentista Aldenísia Albuquerque foi conselheira também do CRO-RN por três gestões (2013/2017), pedindo o afastamento em 2017 para se dedicar a seu doutorado.

No CRO-RN foi secretária Geral, o equivalente a vice-presidente, e presidentes das Comissões de Políticas Públicas de Saúde e de Ética (2012 a 2014).

Representou o CRO-RN no Conselho Estadual de Saúde, onde foi vice-presidente (2012 a 2014).

Dentista na Estratégia Saúde da Família em São Gonçalo do Amarante, Aldenísia tem Mestrado em Odontologia Preventiva e Social pela UFRN, Especialização em Saúde Coletiva (ABO-RN) e Equipes Gestoras dos Serviços e Sistemas de Saúde (NESC/UFRN) e Especialização em Epidemiologia pela Universidade Federal de Goiás.

NOVA COMPOSIÇÃO DO CES-RN RN:

- Presidência  - Aldenísia Alves de Albuquerque Barbosa;
- Vice-Presidência - Francinete Melo dos Santos;