Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Homenagem do Dr. Gilvado Soares ao amigo Dr. José Geraldo

Homenagem do Dr. Gilvado Soares ao amigo Dr. José Geraldo
JGF era casado com Alicinha e tinhha três filhos: José Geraldo Júnior, Carlos Eduardo e Ricardo

“Morreu um amigo generoso de grande coração.

José Geraldo da Fonseca.

Dedicou sua vida à odontologia, à família e aos seus amigos.

Clinicou em Caicó e era bastante querido e em seguida veio morar em Natal, onde colecionou uma legião de amigos.

Hoje, 5 de marco de 2021, é um dia triste para a odontologia do Rio Grande do Norte, morreu uma figura humana exemplar.

Descanse em paz compadre e amigo.

Givaldo Soares.

A homenagem do Dr. Givaldo Soares, cirurgião-dentista remido e colaborador do CRO-RN, ao amigo foi publicada no seu Instragam.

A morte do DR. José Geraldo foi na quinta-feira, 5 de março,  aos 96 anos. Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Natal, devido ao Covid-19.

O Dr. José Geraldo foi conselheiro do CRO-RN em duas gestões, a primeira de 1974/1976 na presidência do Dr. Giuseppe Leite de Albuquerque, e a segunda de 1996/1978, que tinha como presidente o Dr. Sebastião Fernandes de Oliveira.

Em 20 de setembro de 2016, quando o Dr. José Geraldo completou 91 anos, o Dr. Givaldo fez uma homenagem e publicou um texto no Espaço Remido do site do CRO-RN falando do amigo.

Abaixo o texto de 2016.

 

José Geraldo da Fonseca, este é o seu nome, com 91 anos, casado com Alice Medeiros da Fonseca. Desta união nasceram três filhos: José Geraldo Moura da Fonseca Junior, Carlos Eduardo Moura da Fonseca e Ricardo Luis Medeiros da Fonseca.

Este último escolheu a mesma profissão do pai e atua hoje na odontologia com grande êxito.

Zé Geraldo, como é mais conhecido, nasceu em São João do Sabugi (RN). Filho de pais pobres, ele iniciou seus estudos em sua cidade e depois foi estudar o secundário em Caicó, região do Seridó.

Nesta cidade teve uma grande ajuda e proteção do Monsenhor Walfredo Gurgel, homem generoso e de grande sensibilidade social, que depois se tornou governador do Rio Grande do Norte.

Monsenhor era diretor do Ginásio Diocesano, em Caicó, onde José Geraldo foi acolhido e escolhido como “prefeito dos internos”, para manter a ordem na casa.

Zé Geraldo foi também estimulado a estudar música, se transformando em um bom sax tenor, tocando na banda do colégio. Zé é primo legítimo de Capiba, que fez uma revolução no frevo pernambucano.

No final da década de 40, ele terminou o ginasial e veio para Natal fazer o científico no colégio estadual Atheneu Norte Rio Grandense, aonde encontrou um corpo docente de alto nível, fazendo grandes amigos.

De família pobre, Zé foi residir na Casa do Estudante e fez seu vestibular para o curso de Odontologia em 1950. Concluiu o curso em 1952 e voltou a Caicó, onde começou a trabalhar conquistando uma grande clientela e uma legião de amigos.

Em 1966, o cirurgião-dentista arruma suas malas e deixa sua querida Caicó, vindo clinicar em Natal. Aqui, além da clínica particular, aonde obteve grande êxito, exerceu também a profissão odontológica nos Correios e no Instituto de açúcar e álcool (IAA).

Zé Geraldo também teve atuação nas entidades de classe e sociais. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RN), na gestão comandada por José Rodrigues Medina, que sofreu um acidente automobilístico em Campina Grande.

Não podendo continuar na presidência da ABO, o mandato foi concluído por José Geraldo da Fonseca.

Outra participação importante foi no Rotary Clube Natal Alecrim, aonde chegou à sua presidência, fazendo uma excelente administração.

Mas Zé Geraldo não é apenas um ser humano generoso, ele é acima de tudo humanista que preza sua família e seus amigos.

Hoje, aos 91 anos, tem a consciência tranquila, seu trabalho profissional reconhecido e muitos amigos.

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte parabeniza o ilustre profissional pelo seu trabalho em pró da Odontologia potiguar e, nesse Espaço Remido, conta um pouco de sua história nesse texto do seu colega cirurgião-dentista Givaldo Soares.

Veja as fotos de Zé Geraldo

Outras Notícias