Dia Internacional da Mulher: atuação plena e efetiva das mulheres na luta contra a covid-19

Neste 8 de março – Dia Internacional da Mulher –, o Sistema Conselhos de Odontologia evidencia a importância do trabalho desenvolvido por “elas” no combate à covid-19, em especial, das profissionais de Odontologia no Brasil. O ano pandêmico destacou a força e a sabedoria das mulheres no enfrentamento ao vírus em ambiente odontológico. Além da expressiva contribuição como cuidadoras, líderes, pesquisadoras, organizadoras comunitárias, mães, esposas, entre tantas outras funções que as mulheres desempenham com excelência histórica.

Os Conselhos de Odontologia reforçam a essência do tema 2021 instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU): “Mulheres na liderança: alcançando um futuro igual em um mundo de covid-19”. Nesta data, o Sistema Conselhos de Odontologia apresenta a história de algumas mulheres que se fizeram presentes na história da Odontologia brasileira nesse ano pandêmico como forma de homenagear quase 400 mil Cirurgiãs-Dentistas, Técnicas e Auxiliares em Saúde Bucal e em Prótese Dentária com inscrição ativa no Brasil.

Nesse contexto, cabe destacar a iniciativa da Cirurgiã-Dentista Denise Abranches (CRO-SP-75559), que foi a primeira brasileira voluntária a receber a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, fora do Reino Unido, em teste contra o novo coronavírus, em junho do ano passado. A Cirurgiã-Dentista, que atua na linha de frente contra a covid-19, é coordenadora da Odontologia no Hospital São Paulo, pesquisadora e docente, revelou que esse foi o maior desafio de sua carreira em mais de 20 anos de trabalho como profissional da saúde: “o sentimento é de dever cumprido ao se voluntariar no projeto”.

No Norte do país, a Cirurgiã-Dentista Fabíola Chui (CRO-AM-1642), realiza, desde o início da pandemia, trabalho voluntário de esclarecimento à população sobre a prevenção e a proliferação do vírus. Os atendimentos são realizados via aplicativo com apoio de professores e alunos de Odontologia, medicina e enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Também no âmbito do voluntariado, no Rio de Janeiro, a Cirurgiã-Dentista Simone Levy (CRO-RJ-37375) mobiliza doações de itens para moradores de rua e motoristas (taxi e aplicativo) na luta contra a covid-19. O projeto “Eu ajudo como dá” registrou a entrega de máscaras, kits de higiene, refeições, fraldas geriátricas/infantis, cobertores, entre outros itens, neste momento de pandemia.

A presença das mulheres em cargos de liderança também é cada vez mais reconhecida. No Conselho Federal de Odontologia, as atribuições da Vice-Presidência da Autarquia são conduzidas pela Cirurgiã-Dentista Tessa Botelho (CRO-GO-5604), de Goiás. No plenário do CFO, a Cirurgiã-Dentista Viviane Coelho Dourado (CRO-BA-4496), da Bahia, também se faz presente. Nos Conselhos Regionais, a liderança e a competência feminina ganham destaque também em diversos estados, como no Acre, em Alagoas, em Santa Catarina, em Roraima, no Espírito Santo, no Amapá e no Mato Grosso do Sul. Muito além da representatividade de gênero, todas essas mulheres possuem papel fundamental no marco mundial de luta feminina por melhores condições de vida e de trabalho, no âmbito social, político e econômico.

Em nome de todos os Conselhos de Odontologia, o Presidente do CFO, Juliano do Vale, cumprimenta e parabeniza as mulheres do Brasil que, cada vez mais, estão à frente de muitas outras profissões: “Historicamente, a Odontologia é uma profissão que acolhe muito bem as mulheres. Além disso, é perceptível que a liderança feminina na categoria é algo que acontece de forma natural, com oportunidades correspondentes à competência demonstrada pelas mulheres. Desde a pioneira Lucy Beaman Hobbs Taylor (1833-1910), primeira mulher a receber a graduação de Cirurgiã-Dentista nos EUA, até os dias de hoje, temos a honra de presenciar contribuições significativas, que muito nos orgulha enquanto categoria, gestor e cidadão, principalmente no momento pandêmico. Parabéns a todas as mulheres”.

“Vacina, respeito, amor e reconhecimento”

Feliz Dia Internacional da Mulher!