Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Pesquisa da UFRN quer saber sobre a contaminação dos profissionais da odontologia pelo Covid-19

Pesquisa da UFRN quer saber sobre a contaminação dos profissionais da odontologia pelo Covid-19
Professor Adriano Germano e a doutoranda em Ciências Odontológicas da UFRN, Maria Antônia.

Com o objetivo de fazer um levantamento sobre a contaminação dos profissionais de Odontologia pelo Covid-19 que trabalham nos setores público e privado, o professor Adriano Rocha Germano, do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, está iniciando agora em fevereiro uma pesquisa com cirurgiões-dentistas e seus auxiliares como ASBs, TSBs, APDs e TPDs.

O nome da pesquisa é "Prevalência da Contaminação dos Profissionais da Odontologia pelo Covid-19 no Estado do Rio Grande do Norte", coordenada pelo Dr. Adriano Germano.

Ele é especialista, mestre e doutor em CTBMF, pós doutorado Hospital 12 de Octubre, Madri, Espanha, coordenador do Programa de Residência e CTBMF do hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN, além de professor titular da área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facil da UFRN e membro titular do Colégio BCTBMF.

Segundo o Dr. Adriano Germano, colabora com a pesquisa a cirurgiã-dentista Maria Antônia Rêgo de Freitas, doutoranda em Ciências Odontológicas da UFRN.

Mestre em Saúde e Sociedade pela UERN (Universidade do Estado do RN) e especialista em Implantodontia pela UFRN, Maria Antônia é cirurgiã-dentista do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), campus de Caicó.

O professor Adriano Germano explica que “somos um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas, e estamos desenvolvendo está pesquisa para compreender a realidade dos atendimentos odontológicos em tempos de COVID-19”.

“A pesquisa é exclusivamente por questionário on-line, com apenas 31 perguntas, todas objetivas e rápidas, necessitando somente de sinceridade dos profissionais de odontologia ao respondê-las”, explica Germano.

Segundo o professor, os profissionais de odontologia terão 30 dias para responder o questionário via online, contando a partir deste sábado, dia 6 de fevereiro. Depois o grupo da UFRN vai tabular as respostas e elaborar um documento sobre o resultado da pesquisa.

"A gente quer traçar o perfil específico desses profissionais, uma vez que nós sabemos que o cirurgião-dentista é um dos principais profissionais com risco ocupacional em desenvolver doenças infectocontagiosas", explica o Dr. Adriano Germano.

"E o Covid-19 não é diferente. Então a gente quer saber a realidade desses profissionais durante todo esse processo da pandemia, desde o ano passado, passando por todas estas fases, até este momento de vacinação", acrescenta o professor.

A pesquisa nesta primeira fase começa com a coleta das repostas dos profissionais no questionário eletrônicos.

Segundo o Dr. Adriano, depois com os dados coletados, é possível traçar políticas públicas que irão beneficiar os cirurgiões-dentistas e seus profissionais auxiliares.

A cirurgiã-dentista Maria Antônia ressalta que como objetivo principal da pesquisa é também quantifificar o número de profissionais da odontologia que foram contaminados pela covid-19 no Estado.

"A partir desses dados, a gente pode disponibilizar as informações para que seja gerado politicas públicas mais rigorosas em relação a biossegurança", destaca Maria Antônia. 

Segundo ela, depois de coletado os dados da pesquisa, será disponibilizado um curso sobre biossegurança pela internet, ou seja, a distância. Detalhes desse curso serão dados posteriormente.

O CRO-RN está colaborando com a pesquisa da UFRN e pede aos profissionais que receberem e-mail com o link do questionário possam responder as perguntas.Quanto mais profissionais participarem da pesquisa, melhor será o resultado do levantamento para mostrar o impacto da Covid-19 nos profissionais da odontologia que trabalham nos setores público e privado no Estado do Rio Grande do Norte. 

Para os profissionais da odontologia (cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, técnicos e auxiliares em prótese dentária) que desejarem participar da pesquisa, basta clicar no link abaixo para ter acesso ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e em seguida responder ao questionário elaborado pelo grupo de pesquisa do Departamento de Odontologia da UFRN:

Clique aqui para responder a Pesquisa Prevalência da Contaminação dos Profissionais da Odontologia pelo Covid-19 no Estado do Rio Grande do Norte

Outras Notícias