Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Dia Internacional dos Direitos Humanos: Sistema Conselhos destaca a importância do direito à saúde bucal

Dia Internacional dos Direitos Humanos: Sistema Conselhos destaca a importância do direito à saúde bucal

Neste 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos –, o Sistema Conselhos de Odontologia destaca a importância do direito à saúde bucal. No Brasil, o direito à saúde foi uma conquista da Reforma Sanitária, refletindo na criação do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Constituição Federal de 1988: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação – Artigo 196”.

O CFO corrobora com a defesa da saúde bucal na luta pela valorização da Odontologia, em âmbito nacional e internacional.  Em âmbito global, o CFO busca a inclusão da saúde bucal na declaração política da Cobertura Universal de Saúde (UHC), da Organização das Nações Unidas (ONU). Os esforços destinados fazem referencia às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), o que inclui as doenças bucais, com base na experiência da Odontologia brasileira. O trabalho desenvolvido resultou ao CFO, o reconhecimento internacional na defesa da integração da saúde bucal às ações prioritárias da ONU.

O Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece que o direito a saúde implica também na garantia ampla da qualidade de vida. “O direito à saúde pertence à vida, que tem por inspiração o valor de igualdade entre as pessoas. A dignidade do cidadão é essencial a todos os povos. Direitos iguais no fundamento da justiça e do direito de cada brasileiro ser bem atendido na promoção de sua Saúde Bucal”, afirmou.

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu artigo 2, os direitos humanos são uma série de condições que qualquer ser humano tem e que assegura o desenvolvimento de uma vida digna. Estes direitos aplicam-se igualmente, independentemente da nacionalidade, local de residência, raça, sexo, religião, cor, língua ou qualquer outra condição característica da pessoa.

Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Paris, por meio da Resolução 217 A (III) em 1948, essa atitude foi uma resposta às crueldades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.

Por Camila Melo, Ascom CFO / Com informações do Unicef
 

  •  

Outras Notícias