CFO participa de Consenso sobre cárie dentária na América Latina

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) esteve representado, no dia 10 de novembro, no Consenso “Prevalência de cárie dentária, perspectivas e desafios para os países da América Latina e Caribe”. O evento, realizado pela Associação Latino-americana de Saúde Bucal, esteve voltado para o desenvolvimento de um plano de ação regional para prevenir e manejar a cárie dentária na América Latina e nos países do Caribe.

O CFO esteve representado pelo Tesoureiro Luiz Evaristo Volpato, em razão do conhecimento sobre o tema objeto do Consenso e de sua experiência na área acadêmica e de pesquisa. O Tesoureiro do CFO é odontopediatra e sanitarista, doutor em Odontologia, professor de pós-graduação e pesquisador na Universidade de Cuiabá.

Para Luiz Evaristo Volpato, é uma honra para o CFO participar de uma iniciativa que busca reduzir a prevalência e as comorbidades associadas à cárie dentária em toda a América Latina, por meio de ações embasadas em evidência científica de alto nível. “É gratificante observar o protagonismo da Odontologia brasileira nesta iniciativa com abrangência continental que tem como foco principal a promoção de saúde, sobretudo para as pessoas mais vulneráveis”.

A Associação Latino-americana de Saúde Bucal foi fundada no Brasil em maio de 2015 com o apoio da Colgate-Palmolive e de docentes de duas importantes instituições de ensino superior brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) e a UNG Universidade. Ambas instituições apresentam cursos de excelência na área de Odontologia e, desta forma, são responsáveis pelo desenvolvimento técnico e/ou científico da Associação, que possui direito privado, sem fins econômicos, de caráter filantrópico, assistencial, educacional e científico, cujo principal objetivo é apoiar a formação, em nível de Doutorado, de estrangeiros e brasileiros graduados em Odontologia e áreas afins.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.