Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Com contribuições do CFO, Ministério da Saúde lança novos parâmetros de atendimento odontológico

Com contribuições do CFO, Ministério da Saúde lança novos parâmetros de atendimento odontológico

O Ministério da Saúde lança, nesta terça-feira, dia 17 de novembro, com as contribuições do Conselho Federal de Odontologia (CFO), oGuia de Orientações para Atenção Odontológica no Contexto da Covid-19. O documento busca fundamentar uma prática baseada em evidências na rede pública de saúde e orientar medidas de biossegurança e reorganização dos serviços que colaborem para mitigação dos riscos individuais e coletivos envolvidos em Unidades de Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas. 

Os novos parâmetros de atendimento odontológico que integram o Guia foram consolidados em duas versões, uma mais robusta com informações técnicas completas e outra com versão mais simplificada e resumida para melhor circulação nas redes. As informações contemplam desde os protocolos no pré-atendimento clínico remoto, até o acolhimento presencial e o tratamento sistematizado do usuário.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o momento é decisivo para melhor conduzir a ‘nova’ rotina de atendimento odontológico na rede pública, construída em parceria com o CFO. “Esse lançamento chancela o novo momento da Odontologia nacional, considerando os desafios da Covid-19 e o trabalho de caráter técnico construído em conjunto com CFO e Ministério da Saúde. A expectativa é contribuir, de fato, para melhoria do trabalho realizado pelos Cirurgiões-Dentistas e, principalmente, no atendimento seguro à população”, completou. 

 

 

 

 

A Coordenadora Geral de Saúde Bucal, Caroline Martins, sintetizou, em vídeo, 10 passos para a reorganização dos atendimentos odontológicos na rede pública de saúde. “Nos meses iniciais e mais críticos da pandemia, foi preciso manter a atenção às urgências. Mas, no momento atual, em que muitos locais apresentam estabilidade ou queda dos casos, é preciso retomar o acesso ao atendimento odontológico, de forma gradativa”, afirmou. 

O Ministério da Saúde também disponibiliza 190 milhões em recurso de custeio para reforçar as medidas de biossegurança no ambiente do atendimento. Os recursos definidos pela Portaria nº 3008/2020 tornam possíveis outras adaptações, reparos e aquisições de materiais de consumo, a fim de priorizar o atendimento às necessidades das pessoas. 

Já os incentivos financeiros previstos na Portaria nº 3017/2020 atenderão as demandas de gestores municipais e estaduais quanto à aquisição de equipamentos e bens permanentes que contribuam para dar mais segurança e qualidade aos atendimentos odontológicos. Por envolver itens que trarão melhorias permanentes aos serviços, para o recebimento do recurso dessa normativa, os gestores precisarão fazer adesão no sistema eletrônico de adesão do portal e-Gestor.

Estados e municípios podem solicitar recursos para readequação do ambiente de atendimento odontológico durante a pandemia. Para o recebimento dos recursos da Portaria nº 3017, os gestores precisarão acessar, até o dia 1º de dezembro, o sistema de adesão ao incentivo, que fica no portal e-gestor, no endereço https://egestorab.saude.gov.br/. CLIQUE AQUI para conferir o passo a passo da adesão. O incentivo financeiro vai minimizar prejuízos do adiamento de atendimentos eletivos de saúde bucal frente à Covid-19. Confira abaixo o passo a passo para adesão ao incentivo financeiro. 

 

 

 

 

De acordo com Caroline Martins, após mais de seis meses de adiamento dos atendimentos habituais, é necessário minimizar efeitos e eventuais prejuízos às condições de saúde das pessoas, de modo seguro e adaptado. “Os recursos vêm, então, apoiar gestores municipais e estaduais na realização dos atendimentos nas condições recomendadas pelos especialistas”, concluiu. 

CLIQUE AQUI e acesse o Guia completo. 

CLIQUE AQUI e confira o passo a passo para aderir ao incentivo financeiro.

CLIQUE AQUI e acesse o trabalho realizado em parceira entre CFO e Ministério da Saúde. 

Por Michelle Calazans, Ascom CFO / Com informações da Coordenação-Geral de Saúde Bucal, Ministério da Saúde.
imprensa@cfo.org.br

Outras Notícias