CRO-RN libera consultórios interditados eticamente em João Câmara e São José de Mipibu

Consultório da UBS Lajeado, no distrito Lajeado, na zona rural de João Câmara, depois de reformado.

A Comissão de Fiscalização liberou dois consultórios de unidades básicas de saúde de João Câmara e São Jose de Mipibu, que foram interditados eticamente nas fiscalizações de setembro e outubro, respectivamente. E outro consultório do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de São José de Mipibu. As desinterdições aconteceram porque as gestões dos dois municípios atenderam as recomendações do CRO-RN e realizaram reformas nos consultórios e sanaram as irregularidades encontradas pelos fiscais.

Presidente da Comissão de Fiscalização, a conselheira Jane Nóbrega explica que com a a liberação no dia 29 de outubro, os atendimentos podem voltar a acontecer nos consultórios que foram interditados por questões de biossegurança.

A interdição do consultório da UBS Lajeado, localizada no distrito Lajeado, na zona rural de João Câmara, aconteceu por que o ambiente odontológico apresentava muito mofo e infiltrações nas paredes, o mocho quebrado estava quebrado, o estofado da cadeira odontológica muito danificado, além de seladora com defeito.

Os fiscais ainda observaram que o teto em PVC estava danificado e o piso era irregular, além da falta de ar condicionado, problemas na esterilização dos instrumentais odontológicos e falta de suporte para a caixa de perfuro cortante.

A interdição do consultório odontológico na UBS Laranjeira dos Cosmes, na zona rural de São José do Mipibu, também foi em consequência da presença de muito mofo e infiltração nas paredes e teto, além de pacotes com instrumentais odontológicos sem data da esterilização, o autoclave instalado um corredor da UBS, o que foi recomendado a sua instalação em um local adequado.

O consultório 5 do CEO foi interditado eticamente devido ao muito mofo e infiltração nas paredes, além de pacotes com instrumentais odontológicos sem a data de esterilização.

A secretaria Municipal de Saúde de João Câmara enviou e-mail para a Comissão de Fiscalização do CRO-RN solicitando a desinterdição e informou que o “setor odontológico da unidade de Lageado encontra-se apto para retorno dos atendimentos, conforme foi solicitado pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte”.

Em anexo, a secretaria Municipal de Saúde enviou fotos para mostrar que a reforma foi realizada e as irregularidades sanadas.

O e-mail foi enviado pelo secretário Municipal de Saúde de João Câmara, Bruno Augusto Fernandes da Cruz.

A coordenadora de Saúde Bucal de São José do Mipibu, Mônica Christianne Duarte Coutinho, também enviou e-mail ao CRO-RN solicitando a desinterdição do consultório da UBS de Laranjeiras dos Cosmes e do consultório 5 do CEO, informando que foram atendidas as recomendações da fiscalização do conselho. E enviou fotos dos dois consultórios já reformados.

Confira a galeria de fotos clicando aqui