Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Sistema Conselhos de Odontologia mobiliza agenda nacional em homenagem à categoria

Sistema Conselhos de Odontologia mobiliza agenda nacional em homenagem à categoria

Em homenagem aos Cirurgiões-Dentistas, o Sistema Conselhos de Odontologia mobilizou uma agenda nacional voltada para enfrentamento dos desafios gerados pela pandemia, na retomada do protagonismo da categoria com ética e dignidade. Neste ano, o Dia do Cirurgião-Dentista, 25 de outubro, é marcado pela superação de adversidades do momento e, principalmente, pela união da categoria em defesa da vida.

Devido ao cenário pandêmico, a programação acontece em plataforma online, em grande parte, com foco especialmente na biossegurança em Odontologia e nos cuidados necessários para o não contagio do vírus. Além das ações específicas nos estados, a campanha “Odontologia – Sempre bem protegida, para bem proteger”, lançada neste mês de outubro, também ganhou força nacionalmente, com iniciativas em favor da valorização da categoria, contra a desinformação na retomada do atendimento odontológico e para fortalecer, ainda mais, a biossegurança na Odontologia.

No Acre, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 25 de outubro, a distribuição de kits com mascaras faciais e álcool em gel para os profissionais de Odontologia na sede do CRO-AC. As homenagens também serão ampliadas em ambiente online (Instagram, Facebook, Site) Clique aqui e confira a programação.

Em Alagoas, o Conselho Regional de Odontologia iniciou as ações no dia 12 de outubro, com homenagens em outdoors espalhados em pontos estratégicos do estado. A programação segue online nos dias 21, 22 e 23 de outubro, com cursos, lançamento do manual de biossegurança – “Adequações Técnicas em tempos de COVID-19”, além de entrega personalizada dos títulos aos profissionais inscritos remidos 2020. Clique aqui e confira a programação.

No Amazonas, o Conselho Regional de Odontologia lançou, no dia 15 de outubro, a campanha “Tire a Máscara para o seu Cirurgião-Dentista”, com o objetivo de ressaltar a importância do consultório odontológico seguro e os cuidados com a biossegurança. A campanha segue com veiculação até o fim do mês em painéis de led, em paradas de ônibus (mobiliários urbanos), rádios, Facebook e Instagram. No dia 26 de outubro, às 9h30, será realizada na sede do CRO-AM, a entrega da Medalha Rubin Sá ao Cirurgião-Dentista João Batista Figueiredo Franco, pelos préstimos em prol da Odontologia no estado, em solenidade limitada para 30 pessoas, em virtude dos cuidados necessários decorrentes à pandemia. Clique aqui e confira.

Na Bahia, o Conselho Regional de Odontologia lança, neste dia 21 de outubro, a campanha “Valoriza Mais”, com objetivo de esclarecer dúvidas e promover ações sobre o papel e a atuação do CRO à categoria e da sociedade. A campanha será divulgada nos canais de comunicação online do Conselho (Site, Facebook e Instagram). Dia 21, às 20h, o CRO apresenta a palestra com o Presidente do Iº Fórum de Odontologia da Unirios, Paulo Afonso, com o tema “Ética do Cirurgião-Dentista: uma construção acadêmica e profissional”. No dia 23, palestra com o Presidente do CRO-BA, Marcel Arriaga e acadêmicos da União Metropolitana De Educação e Cultura (Unime – Itabuna), às 19h. E, no dia 26 de outubro, às 20h, “live conversa” com o Presidente do CRO-BA, com o tema “Atuação do CRO e os principais questionamentos da categoria”. No encerramento também será realizada a entrega simbólica do certificado aos Cirurgiões-Dentistas remidos.

No Ceará, o Conselho Regional de Odontologia realizará, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, ciclo de atualização com palestras, com tema central “Urgências e Emergências Odontológicas” e certificação de 10h no total. A transmissão acontece via canal do CRO-CE no YouTube. Serão duas aulas por dia, das 19h às 22h, aberto para Cirurgiões-Dentistas e acadêmicos. Clique aqui e confira a programação.

No Distrito Federal, o Conselho Regional realizará, durante os dias 18 e 25 de outubro, a Semana de Saúde Bucal 2020, direcionada aos profissionais de Odontologia do DF, via plataforma online, por meio do perfil no Instagram e YouTube, com os seguintes temas: marketing digital, Harmonização Orofacial (HOF), implantodontia, doença celíaca, cirurgia ortognática e Odontologia para pacientes com necessidades especiais, entre outros. A semana contará, ainda, com a realização do II Simpósio Nacional de Odontologia Integrativa e com o webinar “Medidas de prevenção e controle de contágio no atendimento odontológico”. Clique aqui e confira a programação completa.

No Espírito Santo, o Conselho Regional de Odontologia realizará, entre os dias 27 e 30 de outubro, o webinar “II Jornada de Odontopediatria”, online via site do CRO-ES, das 17h às 20h, voltado para a categoria Odontológica. Dia 27, com os temas “Cárie na 1ª infância: a importância da Atenção precoce” e “Aspectos psicológicos e protocolo do atendimento do bebê”. Dia 28, com os temas “Aspectos contemporâneos da mínima intervenção em odontopediatria” e “Abordagem integral do traumatismo na dentição decídua”. Dia 29, com os temas “Terapêutica medicamentosa” e “Erosão dentária: diagnóstico, prevenção e tratamento”. Dia 30, o evento encerra com os temas “Abordagem clínico-terapêutica das principais lesões bucais comuns em crianças” e “Semiologia na odontopediatria”. Clique aqui e confira.

No Maranhão, o Conselho Regional realizará, no dia 28 de outubro, às 19h, live no site do CRO-MA, com a participação do Presidente do CRO-MA, Rafael Nunes e José Hugo Seffair (Precidente do CRO-AM), com o tema “As principais dificuldades do Cirurgião-Dentista no mercado de trabalho”. Clique aqui e confira a programação completa.

Em Mato Grosso, o Conselho Regional de Odontologia iniciou a programação, no dia 1º de outubro, com palestras online, via plataforma Meet, com apresentações de palestras voltadas para a categoria. O cronograma segue até o dia 28 de outubro, com participação de diversos nomes da Odontologia. Clique aqui e confira a programação completa.

Em Mato Grosso do Sul, o Conselho Regional iniciou a programação, no dia 1º de outubro, com a campanha de valorização profissional e de conscientização da população para retomada aos tratamentos odontológicos, com veiculação em redes socais, na imprensa local (rádios, portais de notícia, TV). Além de palestras online (lives) de atualização. A programação contempla, ainda, programação online à Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, que acontece anualmente na primeira semana de novembro. Clique aqui e confira a programação.

Em Minas Gerais, o Conselho Regional de Odontologia iniciou a programação no dia 1º de outubro com eventos científicos online (lives no Instagram e webinar no YouTube). Nos dias 26 e 27 de outubro, acontece o 1º Encontro Mineiro de Administradores e Profissionais dos Serviços Públicos Odontológicos (EMAPESPO), com mesas redondas de debate, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (Câmara Técnica de Saúde Coletiva), com profissionais de renome da área, com experiências exitosas na Odontologia. Clique aqui e confira.

No Pará, o Conselho Regional de Odontologia prestará, no dia 25 de outubro, homenagem online para 68 Cirurgiões-Dentistas, por completarem 25 anos de formação profissional e nenhuma infração ética no estado. Assim como, 73 Cirurgiões-Dentistas que completaram 70 anos de idade e passam a integrar, assim, remidos. Os homenageados receberão certificados, em casa ou no consultório, e aos que completaram 25 anos sem infrações éticas, terão suas fotos nos certificados e publicação nas redes sociais do CRO-PA. Clique aqui e confira.

No Paraná, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 21 de outubro, às 19h, live com Laurindo Sassi, Chefe do Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Erasto Gaertner, com o tema “Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal”, nos canais de comunicação do CRO-PR. No dia 25 de outubro, o CRO-PR lançará a campanha em homenagem aos Cirurgiões-Dentistas, com veiculação de 23 e 27 de outubro. Clique aqui e confira a programação.

Em Pernambuco, o Conselho Regional de Odontologia realizará, de 23 a 26 de outubro, a entrega solene de medalhas, diplomas e certificados para Cirurgiões-Dentistas que se destacaram pelo trabalho desenvolvido em defesa da valorização da Odontologia no estado. Clique aqui e confira.

No Rio Grande do Norte, o Conselho Regional de Odontologia realizará, de 19 a 22 de outubro , a Semana do Cirurgião-Dentista 2020, com o ciclo de palestras online, via rede social (Instagram), do CRO-RN. A programação inicia, no dia 19 de outubro, às 19h30, com a palestra “Inter-relação Ortodontia e Periodontia”, apresentada pelos Cirurgiões-Dentistas Janaína Lemos e Emerson Pimenta. No dia 20 de outubro, a programação segue com a palestra “Contratos de trabalho e perspectivas salariais em Odontologia”, com os Cirurgiões-Dentistas Ivan Tavares e Nilo Cesar. No dia 21 de outubro, o Cirurgião-Dentista Fábio Rogério apresenta a palestra “Marketing Digital e mídias sociais na Odontologia”. E, para encerrar, no dia 22 de outubro, o Cirurgião-Dentista Arcelino Farias apresenta a palestra “Harmonização orofacial com células tronco: a revolução 4.0 da HOF”. Clique aqui e confira a programação completa.

No Rio Grande do Sul, o Conselho Regional de Odontologia realizara, de 21 a 25 de outubro, homenagens online aos Cirurgiões-Dentistas, nos canais de comunicação do CRO-RS (Site, Facebook e Instagram). Alem disso, será realizada a entrega da inscrição remida aos Cirurgiões-Dentistas que completaram 70 anos sem infração ética. A entrega acontece via correio, em função da pandemia. Clique aqui e confira a programação.

Em Rondônia, o Conselho Regional de Odontologia realizará, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, o I Meeting de Odontologia do CRO-RO. Serão três palestras na modalidade presencial, com 30% da capacidade do auditório, conforme permitida pelo decreto da pandemia e com transmissão online via YouTube. A programação inclui, também, a entrega do certificado de inscrição remida, concedido aos Cirurgiões-Dentistas que completaram 70 anos sem infração ética. Clique aqui e confira.

Em Roraima, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 25 de outubro, na sede do CRO, ação exclusiva para testagem de covid-19 à categoria. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU) e com Sindicato dos Odontologistas de Roraima (SINDOR), para a semana da Odontologia – 2020. Clique aqui e confira a programação completa.

Em São Paulo, o Conselho Regional de Odontologia lançou a programação em homenagem aos Cirurgiões-Dentistas no dia 1º de outubro, com a campanha “Por trás de um sorriso tem um grande profissional”. A proposta é enaltecer a dedicação dos profissionais que seguem atendendo em seus consultórios, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. Além da campanha publicitária, entre os dias 26 e 28 de outubro, acontece pelo terceiro ano consecutivo a Semana CRO-SP de Saúde Bucal, com palestras transmitidas online sobre os desafios e práticas odontológicas em tempos de covid-19. Clique aqui e confira.

Em Sergipe, o Conselho Regional de Odontologia lançou, no dia 1º outubro, a campanha de valorização da categoria “Promover sorrisos é irradiar felicidade”, com divulgação em busdoors e outdoors. Nos dias 13, 14 e 15 de outubro realizou o webinar de Odontologia na Saúde Pública de Sergipe em tempos de Pandemia (disponível para acesso). Além disso, até o final do mês 11 Cirurgiões-Dentistas serão homenageados pela contribuição à excelência da Odontologia Sergipana. O CRO-SE também exibirá uma série de vídeos “História da Odontologia Sergipana”, destacando a trajetória de profissionais que fizeram a diferença na história da profissão em Sergipe. E no dia 21 de outubro, será realizado o VIII Encontro de Saúde Bucal de Nossa Senhora do Socorro – Desafiando a Crise. Evento anual realizado em parecia com a prefeitura do município, adaptado às condições de prevenção à pandemia, com o tema “A Odontologia no contexto atual: perfil e tendências do profissional de saúde bucal”. Clique aqui e confira.

Por Camila Melo, Ascom CFO.

Outras Notícias