Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CRO-RN libera consultórios interditados eticamente em Vera Cruz e Tenente Ananias, em setembro

CRO-RN libera consultórios interditados eticamente em Vera Cruz e Tenente Ananias, em setembro
Consultório 2 da UBS João Bosco Mendes Sarmento, em Tenente Ananias, depois da pintura

Depois de atendidas as recomendações da Comissão de Fiscalização, dois Consultórios Odontológicos interditados eticamente em Vera Cruz e Tenente Ananias foram liberados para os atendimentos na primeira semana de outubro.

Segundo a presidente da Comissão de Fiscalização, conselheira Jane Nóbrega, as gestões municipais desses dois municípios atenderam as recomendações com relação às irregularidades encontradas pelas equipes de fiscais que visitaram os dois municípios em setembro deste ano.

VERA CRUZ

No dia de 10 de setembro, a equipe de Fiscalização visitou a UBS Cobé II, no Loteamento Chácara Imperial, em Vera Cruz, onde observou foco de mofo e infiltração em teto e paredes do consultório, além de ausência de suporte para caixa de perfuro cortante e de saco de lixo hospitalar, caneta de baixa rotação quebrada, ferrugem na cadeira, vazamento de ar no equipo e muita poeira acumulada nas janelas. Diante da situação, o consultório foi interditado eticamente.

Consultório da UBS Cobé II, no Loteamento Chácara Imperial, em Vera Cruz, com foco de mofo e infiltração em teto e paredes. E abaixo depois da gestão atender as recomendação do CRO-RN.

TENENTE ANANIAS

A interdição ética do consultório 2 da UBS João Bosco Mendes Sarmento, na Rua Raimunda Olinto,  s/n no Centro de Tenente Ananias, aconteceu no dia 22 de setembro, quando os fiscais visitaram 16 municípios da região Oeste entre os dias 21 e 25 daquele mês.

O consultório 2 foi interditado porque apresentava muito mofo e infiltração nas paredes e teto. O coordenador de Saúde Bucal do município, Wenderlany Damião Gomes, informou durante a interdição que no consultório não estava ocorrendo atendimentos.

Situação do consultório da UBS de Tenente Ananias antes e depois da Fiscalização do CRO-RN.

A presidente da Comissão de Fiscalização informou que os dois consultórios de Vera Cruz e Tenente Ananias foram liberados a distância, após as secretarias municipais de Saúde dos dois municípios terem enviados fotos das novas condições dos ambientes, com as irregularidades sanadas.

“A Fiscalização do CRO-RN só interdita consultórios quando não há condições de trabalho dos profissionais de odontologia para atender com dignidade a população que usa o Sistema Único de Saúde (SUS), mas também ficamos muitos felizes quando observamos que os gestores atendem as recomendações, fazendo reformas, sanando deficiências e melhorando as condições de trabalho e de atendimentos aos usuários do SUS”, explica a conselheira Jane Nóbrega.

Segundo ela, daí a importância da colaboração dos profissionais de odontologia quando encontrarem irregularidades nos seus consultórios.

“Podem denunciar de forma anônima no site ou através do e-mail crorn@crorn.org.br , enviando fotos para mostrar a realidade dos consultórios. Assim os fiscais vão in loco para verificar as condições dos mesmos para o trabalho da equipe Bucal e para o atendimento da população”, informa a presidente da Comissãode Fiscalização do CRO-RN.

No pedido em e-mail para a liberação do consultório, o secretário Adjunto de Saúde do Município de Vera Cruz, Jânio Laerte de Paiva, informou que “de acordo com o prazo e as orientações, cumprimos todas as solicitações”, citando que no ato da visita os fiscais do CRO-RN comprovaram “algumas irregularidades na Biossegurança com mofos e ferrugem, e também na Periculosidade na estrutura física e equipamentos”.

Outras Notícias