Neste 17 de setembro, o Sistema Conselhos de Odontologia fortalece a campanha do Dia Mundial de Segurança do Paciente, com foco nos cuidados de biossegurança em Odontologia, frente aos desafios e riscos provocados pela pandemia. Nesta edição 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca como tema “Segurança do trabalhador de saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”.

A data evidencia a importância do cuidado com a saúde dos trabalhadores da área da saúde, o que inclui os profissionais da Odontologia. Para a OMS, o quadro pandêmico é considerado um dos mais adversos para o exercício profissional desses trabalhadores. A proposta da campanha é reduzir problemas gerados pela covid-19 (transparência de processos de segurança, esgotamento físico/mental, entre outros) que possam induzir falhas, que representem risco à segurança dos pacientes.

No Brasil, os Conselhos de Odontologia reforçam a importância dos cuidados de biossegurança em Odontologia, desde o início da pandemia. Neste mês, a mobilização segue também por meio da campanha “Setembro Verde – Mês da Conscientização da Biossegurança em Odontologia da América Latina”. A programação, online nesta edição, prevê intensificar os cuidados adquiridos na formação profissional dos Cirurgiões-Dentistas, com medidas de prevenção e controle de infecção que devem ser adotadas no atendimento Odontológico.

Segundo a OMS, estima-se que 134 milhões de acontecimentos adversos ocorrem anualmente devido à atenção insegura em hospitais; nos países de baixa e média renda, a mortalidade é de 2,6 milhões. A OMS estima que um em cada 10 pacientes seja prejudicado enquanto recebe atendimento hospitalar, em países de alta renda. No mundo, 4,8 milhões de vidas são perdidas da mesma maneira.

Dia Mundial de Segurança do Paciente

A data foi criada em maio de 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estabelecida pelos estados-membros durante a 72ª Assembleia Mundial de Saúde, que enfatiza a atenção primária à saúde e a segurança dos pacientes. A cor adotada para representar a campanha, é a cor laranja. Nesta edição 2020, o slogan abordado é #unirseparasegurança (#uniteforsafecare).

CLIQUE AQUI e confira o portal oficial da campanha.

Por Camila Melo, Ascom CFO