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Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: Sistema CROs reforça importância da campanha na atualidade

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: Sistema CROs reforça importância da campanha na atualidade

Neste 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio –, o Sistema Conselhos de Odontologia reforça a Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo. Neste ano, frente ao cenário pandêmico, a mobilização enfatiza a necessidade de atenção especial sobre “Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)”, gerado no período de quarentena; depressão e suicídio no cenário pós-pandemia representam riscos eminentes.

Os Conselhos de Odontologia intensificam o alerta à população sobre os cuidados essências à saúde mental, que culminam para reduzir o alto índice de pessoas que tiram a própria vida todos os dias, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Questões socioeconômicas, desemprego e estresse social são fatores agravantes para o número de casos pós-pandemia, de acordo com a OMS; realidade que impacta, majoritariamente, jovens entre 15 e 29 anos.

O alerta remete ao período de isolamento social e distanciamento das pessoas, que pode acarretar exacerbação do sentimento de medo e solidão, constituindo fator de risco para o suicídio. Situação sofrida também por àqueles que passaram ou passam por luto em decorrência da pandemia. Segundo dados do Cento de Valorização da Vida (CVV) – criado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) –, 96,8% dos casos de suicídio registrados no último ano tinham relação com transtornos mentais.

Para os Conselhos de Odontologia, a necessidade de atenção aos sinais de alerta relacionados ao suicídio deve ser permanente. É possível buscar ajuda e contar com assistência adequada de forma gratuita e anônima 24 horas por dia, por meio do número 188 do CVV, apoio emocional e prevenção do suicídio. Desde 2015, a luta contra o suicídio ganhou força no Brasil por meio do Cento de Valorização da Vida (CVV). A iniciativa conduz ampla divulgação de informações e a identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela. Cor que representa a vida, a luz e o sol.

Por Camila Melo, Ascom CFO

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