Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CFO reforça defesa dos conselhos de saúde na luta pela qualidade na formação profissional

 CFO reforça defesa dos conselhos de saúde na luta pela qualidade na formação profissional

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reforçou, por meio de Nota Pública do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), a defesa pela qualidade da assistência de saúde prestada à população. O documento, elaborado pela Comissão de Educação do FCFAS, contou com parecer e participação da representante do CFO, Maria Celeste Morita, contradiz o Parecer CNE/CES Nº 209/2020, que tenta desqualificar o importante papel dos conselhos de fiscalização profissional à sociedade.

A Nota Pública evidencia ser imprescindível a participação dos conselhos profissionais da área da saúde nos procedimentos de avaliação da formação em saúde para atuação profissional segura e proteção da saúde e do bem viver. A mobilização conjunta representa cinco milhões de profissionais da área da saúde a serviço da população, no cumprimento da missão precípua do zelo e da ética profissional em saúde.

O CFO corrobora com o posicionamento coletivo do FCFAS por compreender a importância de parâmetros mínimos para formação profissional qualificada que impacta, sobremaneira, à assistência do serviço de saúde à população. Para o CFO, na área da saúde, em que os profissionais lidam com vidas, o processo de aprendizagem deficitário implica diretamente em riscos e perigos, que podem ser irreversíveis.

A defesa conjunta caminha, também, para retomada do convênio entre a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/Ministério da Educação) com os conselhos profissionais da área da saúde para contribuir no fluxo regulatório dos cursos de graduação, que abrange autorização, credenciamento e recredenciamento

CLIQUE AQUI e acesse a Nota Pública do FCFAS.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.

Outras Notícias