Presidente do CFO destaca demandas da Odontologia em reunião com ministro da Saúde

A convite do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, esteve reunido na noite dessa quarta-feira, dia 05 de agosto, em Brasília/DF, para tratar das demandas da Odontologia nacional, frente o cenário de pandemia de Covid-19. Juliano do Vale elencou as principais preocupações do CFO, que retratam a situação da categoria no país.

Na ocasião, Juliano do Vale reforçou a necessidade da nomeação de um novo Coordenador-Geral de Saúde Bucal, em vacância, para continuidade do trabalho desenvolvido pela pasta. “Nossa defesa é pela nomeação de um Cirurgião-Dentista ao cargo, considerando a importância do conhecimento técnico no âmbito das políticas públicas. Esse olhar inclusivo à profissão e aos avanços necessários é fundamental para o desenvolvido de melhorias no atendimento Odontológico à população, sobremaneira, na atual conjuntura”, destacou.

O ministro Pazuello demonstrou profunda sensibilização à odontologia brasileira, o que retrata o convite ao Conselho para referendar as demandas da categoria. Para o CFO, a receptividade às pautas foi extremamente positiva, com prioridade à nova condução na Coordenação-Geral de Saúde Bucal, que deverá ser anunciada em breve, conforme sinalizou o ministro.

Gestão Estratégica

Eduardo Pazuello apresentou, também, a plataforma “Localiza SUS”, desenvolvida pelo órgão como forma de transparecer o enfrentamento à Covid-19 no país. A ferramenta demonstra, em tempo real, dados detalhados do panorama nacional da doença e do trabalho realizado, por estado e município, de forma individualizada. A ferramenta disponibiliza painéis específicos sobre o repasse de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de respiradores e leitos, de medicamentos distribuídos, de testes para identificação do vírus, o que inclui o painel financeiro, com foco no repasse e execução.

O Presidente do CFO ressaltou a importância da nova ferramenta, que é fonte fidedigna de dados oficiais e informações atualizadas para acompanhamento do quadro pandêmico em tempo real: “O painel de monitoramento é essencial para que os profissionais de saúde tomem decisões estratégicas sobre sua atuação profissional, conforme área de atuação e particularidades regionais, a exemplo dos profissionais de Odontologia. Por isso, é fundamental o acesso permanente ao Localiza SUS”.

CLIQUE AQUI e acesse o Localiza SUS.