Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Presidente do CFO destaca demandas da Odontologia em reunião com ministro da Saúde

Presidente do CFO destaca demandas da Odontologia em reunião com ministro da Saúde

A convite do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, esteve reunido na noite dessa quarta-feira, dia 05 de agosto, em Brasília/DF, para tratar das demandas da Odontologia nacional, frente o cenário de pandemia de Covid-19. Juliano do Vale elencou as principais preocupações do CFO, que retratam a situação da categoria no país.

Na ocasião, Juliano do Vale reforçou a necessidade da nomeação de um novo Coordenador-Geral de Saúde Bucal, em vacância, para continuidade do trabalho desenvolvido pela pasta. “Nossa defesa é pela nomeação de um Cirurgião-Dentista ao cargo, considerando a importância do conhecimento técnico no âmbito das políticas públicas. Esse olhar inclusivo à profissão e aos avanços necessários é fundamental para o desenvolvido de melhorias no atendimento Odontológico à população, sobremaneira, na atual conjuntura”, destacou.

O ministro Pazuello demonstrou profunda sensibilização à odontologia brasileira, o que retrata o convite ao Conselho para referendar as demandas da categoria. Para o CFO, a receptividade às pautas foi extremamente positiva, com prioridade à nova condução na Coordenação-Geral de Saúde Bucal, que deverá ser anunciada em breve, conforme sinalizou o ministro.

Gestão Estratégica

Eduardo Pazuello apresentou, também, a plataforma “Localiza SUS”, desenvolvida pelo órgão como forma de transparecer o enfrentamento à Covid-19 no país. A ferramenta demonstra, em tempo real, dados detalhados do panorama nacional da doença e do trabalho realizado, por estado e município, de forma individualizada. A ferramenta disponibiliza painéis específicos sobre o repasse de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de respiradores e leitos, de medicamentos distribuídos, de testes para identificação do vírus, o que inclui o painel financeiro, com foco no repasse e execução.

O Presidente do CFO ressaltou a importância da nova ferramenta, que é fonte fidedigna de dados oficiais e informações atualizadas para acompanhamento do quadro pandêmico em tempo real: “O painel de monitoramento é essencial para que os profissionais de saúde tomem decisões estratégicas sobre sua atuação profissional, conforme área de atuação e particularidades regionais, a exemplo dos profissionais de Odontologia. Por isso, é fundamental o acesso permanente ao Localiza SUS”.

CLIQUE AQUI e acesse o Localiza SUS.

Outras Notícias