Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

O "boêmio e dançarino" Marcos Paiva agora descansa em paz em sua nova morada

O "boêmio e dançarino" Marcos Paiva agora descansa em paz em sua nova morada
Marcos Paiva, camisa amarela, ao lado dos amigos Eimar Lopes, Givaldo Soares e Lenilson Carvalho

Ex-presidente do CRO-RN em duas gestões, 1988 a 1990 e de 1992 a 1994, o cirurgião-dentista Marcos Paiva Rocha, 78 anos, que morreu na noite de quarta-feira, 29, no hospital do Coração, em Natal, foi sepultado nesta quinta-feira, 30, às 12 horas, no cemitério Morada da Paz, em Emaús, em Parnamirim.

Formado no curso de Odontologia da Universidade Federal do RN, turma de 1968, o Dr. Marcos Paiva foi professor na instituição, na disciplina de Higiene, e vice-presidente da ABO-RN.

Atualmente casado com Janeide Veríssimo, Marcos Paiva tinha três filhos do primeiro casamento com Liscélia, sendo o mais velho Marcos Paiva Filho, 48 anos, Marcos Valério, 45 anos, e Marcos Henrique, 42 anos, que morreu em acidente de carro em 1998.

Ele deixou quatro netos: Marcos Paiva Rocha Neto, Marcos Henrique, Luiza Giovana,  Isabel Taís e Balduino Verissimo.

Segundo Marcos Paiva Rocha Filho, o pai em março começou a sentir umas fraquezas e consultou o médico, achando que poderia ser Covid-19. Chegou depois a fazer três testes para ver se estava com coronavírus, mas deram negativos.

“O médico Marcos Leão resolveu internar o meu pai para fazer uma série de exames, como uma colonoscopia que detectou um tumor no colón, já no intestino grosso”, conta o filho.

“Foi feita a cirurgia no inicio de julho para a remoção de um tumor maligno e o médico dele disse que do câncer estava curado, sem necessidade de quimioterapia, porém houve complicações pós-cirurgia, com obstrução no intestino delgado. A morte do meu pai foi consequência dessas complicações”, explica Marcos Paiva Filho.

AMIGOS FALAM DO DOUTOR PAIVA

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, ao tomar conhecimento da morte do professor aposentado, declarou que toda a diretoria do Conselho externa as condolências à família e amigos do Dr. Marcos Paiva, lembrando que foi na segunda gestão dele na presidência da autarquia que o terreno do atual prédio foi adquirido.

Como presidente do CRO-RN, o Dr. Marcos Paiva numa plenária do Conselho que funcionava numas salas alugadas num prédio da avenida Rio Branco.

“A Odontologia Potiguar perde nesse momento um de seus maiores representantes, o professor e ex-presidente do CRO RN, Dr. Marcos Paiva, que nos deixa o exemplo do amor que não tem fim pela odontologia”, afirma Gláucio Morais.

Segundo Gláucio, o Dr. Marcos colaborava de forma efetiva com o Conselho através da comissão dos Remidos e sempre estava presente na sede com os amigos Givaldo Soares, Lenilson Carvalho, José Ferreira Campos Sobrinho e Eimar Lopes.

“A diretoria do CRO-RN externa aos familiares e amigos as condolências pela a morte do Dr. Marcos Paiva, com Deus confortando a todos neste momento de perda”, diz o presidente do Conselho.

Ex-conselheiro do CRO-RN, o Dr. José Ferreira Campos Sobrinho também se manifestou sobre a morte do amigo. “A Odontologia perde o professor Marcos Paiva da Rocha e nós perdemos um amigo honrado, de caráter e retidão, com bons serviços prestados à sociedade potiguar. Nossas condolências à família”, declara Campos.

O Dr. Givaldo Soares, amigo de Marcos Paiva desde os anos 60, ao comentar a partida do ex-presidente do CRO-RN, na manhã desta quinta-feira, afirmou que estava triste e lamentava que devido a pandemia não poderia se despedir do “boêmio e dançarino” que fazia parte da Confraria da Amizade, um grupo que reúne dentistas, médicos e outros profissionais liberais, que semanalmente se reuniam num café da manhã.

Em setembro do ano passado, o doutor Gilvado publicou no espaço Remido do site do CRO-RN uma entrevista que fez com o amigo, numa homenagem em vida a Marcos Paiva, descrevendo-o como “boêmio e dançarino” no esplendor de sua experiência aos 77 anos, nascido em 6 de março de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial.

O "boêmio e dançarino" Marcos Paiva agora descansa em paz em sua nova morada, junto ao Deus Pai.

Para ler a entrevista, clique aqui!

“Era boêmio e excelente dançarino. Ao lado de sua esposa Janeide da Costa Veríssimo, formavam o casal mais alegre da Confraria da Amizade”, relembra Givaldo Soares, colaborador assíduo do CRO-RN e responsável pelo Espaço Remido.

O ex-presidente do CRO-RN. Dr. Eimar Lopes, coordenador do Serviço de Odontologia Hospitalar das UTIs do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, lembra com carinho do amigo Marcos Paiva, como do encontro dos ex-presidentes do Conselho na sala da diretora Executiva Elaine Marques Lima, que estava presente também o cirurgião-dentista Givaldo Soares.

Os ex-presidentes Marcos Paiva, Lenilson Carvalho e Eimar Lopes chegaram a fazer uma foto juntos para celebrar a amizade no dia 11 de setembro de 2019.

Segudo Elaine, a autora das fotos.  os ex-presidentes Marcos Paiva, Lenilson e Eimar e mais o doutor Givaldo sempre que visitam o Conselho vão para sua sala conversar.

Este ano, devido a pandemia, a diretora Executiva do CRO-RN explica que as visitas foram interrompiadas, mas suas lembranças voltam no tempo: "Eles sempre que vinham na minha sala pela manhã, marcavam o encontro para às 11horas em ponto, compravam bolo, bolachas, tapiocas e vinham tomar café aqui, batiam papo e era um alegria vê-los".

"O doutor Marcos Paiva vai deixar muitas saudades aqui no CRO-RN, todos os funcionários gostavam muito dele", diz Elaine, lembrando que outros ex-presidentes do Conselho com os doutores Doriélio, Conceição e Jaldir também visitam regularmente a sede do Conselho, que em breve vai inaugurar o novo mural com as fotos de todos os ex-dirigentes da autarquia.

Os ex-presidentes do CRO-RN, Lenilson Carvalho, Marcos Paiva e Eimar Lopes num encontro na sede do conselho.

Ao tomar conhecimento da morte do amigo, Eimar Lopes escreveu:

 “A Odontologia Brasileira perde hoje um dos seus representantes mais expressivos. O professor Marcos Paiva parte deixando um legado a ser preservado. Homem que não se contentou apenas em ser profissional e professor, não se furtou à luta.

Em todas as entidades de classe do RN ele deixou a sua marca. Exemplo de honestidade, retidão e humildade. Deixo aqui a minha tristeza, o meu lamento, mas acima de tudo o meu reconhecimento por tudo que ele representou.

Que Deus o receba no seu reino e conforte toda família.
Vá em paz amigo Marcos.”

Já ex-presidente Lenilson Carvalho, amigo desde a infância e também integrante da confraria da Amizade, relembra do bom humor do doutor Marcos Paiva Rocha, quando atendia no Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária – CRUTAC, em Santa Cruz, criado em 2 de agosto de 1966 com o objetivo interiorizar a UFRN através de Treinamento e Extensão Universitária, prestando serviços à comunidade do interior do estado.

"Marcos Rocha era uma pessoa do bem, somos amigos há muitos anos, antes do Curso de Odontologia. Tínhamos uma amizade delicadamentente esculpida e cuidada como se fosse uma obra de arte.

Eramos francos e sinceros. Num atendimento no CRUTAC, em Santa Cruz, relatou o seguinte episódio:

Paciente - Doutor, meu marido roía as unhas há 40 anos. Faz seis meses que ele deixou esse hábito horrível.

Marcos Rocha - O que ele fez?

Paciente - Escondi as duas dentaduras que ele usa".

Outras Notícias