CFO: Medidas essenciais de prevenção e biossegurança podem garantir atendimento odontológico seguro

Em entrevista ao jornal Jovem Pan News, o Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, destacou a importância das medidas essenciais de prevenção e biossegurança em ambientes odontológicos para combater a COVID-19.

Desde o início da pandemia, o CFO divulgou recomendações específicas para garantir maior segurança nos procedimentos odontológicos, considerando os cuidados no ambiente clínico, pelo Cirurgião-Dentista, pela equipe auxiliar e pelos pacientes.

Na reportagem, Juliano do Vale, ressalta que o risco de contágio da COVID-19 nos consultórios odontológicos é praticamente o mesmo de qualquer outro ambiente. “O risco de contaminação dos consultórios odontológicos pode ser minimizado ou até mesmo eliminado, se forem adotadas todas as recomendações que envolvem métodos de desinfecção e esterilização de equipamentos, instrumentais e materiais odontológicos e o uso adequado de equipamentos de proteção individual. Além disso, é importante ratificar que o Cirurgião-Dentista e a equipe técnica possuem preparo profissional para lidar com ambientes de alto risco biológico”, explicou.

Em respeito à saúde dos profissionais da Odontologia e da população, no início da pandemia o CFO solicitou ao Ministério da Saúde a suspensão do atendimento eletivo na rede pública de saúde, que não seja comprovadamente de urgência e emergência, em âmbito nacional. E, aos estabelecimentos privados de saúde, a solicitação do CFO ao Ministério da Saúde foi voltada para observação do máximo rigor em biossegurança odontológica, com os protocolos de prevenção, desinfecção e limpeza dos ambientes, instrumentos e equipamentos, bem como das demais recomendações inerentes ao cuidado relacionado à transmissão do vírus. As recomendações do CFO somam às decisões dos estados, DF, municípios e União, responsáveis pela regulamentação do atendimento em âmbito local, no combate à COVID-19.

O CFO intensifica a importância dos cuidados a serem adotados no ambiente odontológico que vai desde a recepção clínica até o pós-atendimento. Todas as recomendações do CFO estão disponíveis nos canais de comunicação da Autarquia, divulgados por meio da campanha “Essa luta é nossa | Odontologia Contra o Coronavírus”. Para acessar as medidas protetivas de saúde CLIQUE AQUI.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.