CRO-RN emite nota Oficial com recomendação para gestores e empregadores sobre EPIs

O CRO-RN divulgou nesta quarta-feira, 25, uma N O T A O F I C I A L sobre as condições de trabalho dos profissionais de odontologia neste momento da pandemia do Coronavírus (COVID-19) no país e, em especial no Estado do Rio Grande do Norte.

A nota faz algumas recomendações a todos os gestores, empregadores e empresas que atentem e garantam a aplicação de todas as orientações técnicas necessárias para impedir a exposição dos profissionais de Odontologia aos riscos de contágio do Coronavírus (COVID-19), disponibilizando a esses todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o bom desempenho da atividade.

O documento do CRO-RN destaca que gestores de órgão públicos, proprietários de clinicas e seus responsáveis técnicos que negligenciarem a determinação de prevenção à disseminação do vírus, emitida por órgão Federal, poderão ser eventualmente responsabilizados penalmente e eticamente.

Para o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, a autarquia está atenta às últimas atualizações relativas à propagação do novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil e no Rio Grande do Norte, reconhecendo se tratar de momento de muita apreensão e dúvidas.

Mas segundo o presidente, o CRO-RN se manifesta em defesa dos profissionais de Odontologia, aonde alguns deles já relataram que estão enfrentando problemas com a falta de equipamentos básicos de EPIs em seus locais de trabalho, tanto no setor público como no privado.

“A preocupação do Conselho é com todos os profissionais de odontologia, cirurgiões-dentistas, os auxiliares ASBs, TSBs, TPDs e APDs, que estão nesse momento de enfrentamento ao coronavírus trabalhando sem receber os necessários equipamentos de proteção individual, os EPIs”, destaca Silva.

Clique aqui para ter acesso a nota oficial do CRO-RN