Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Contra EaD na Odontologia, CFO se reúne com Secretário Especial da Casa Civil

Contra EaD na Odontologia, CFO se reúne com Secretário Especial da Casa Civil

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) esteve reunido na tarde dessa quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Brasília/DF, com o secretário especial da Casa Civil, o ex-senador Paulo Bauer (PSDB-SC), para solicitar apoio contra a Portaria 2.117/2019, do Ministério da Educação. A Portaria, que autoriza até 40% da matriz curricular dos cursos de graduação na modalidade EAD, incluindo a Odontologia, coloca em risco a qualidade da formação profissional de Cirurgiões-Dentistas, bem como a qualidade da assistência odontológica prestada à população.

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, reforçou a preocupação dos Conselhos de Odontologia em manter a carga horária presencial nos cursos de Odontologia para validar a capacitação prática na interação profissional-paciente. “Infelizmente, os Conselhos de Odontologia não foram ouvidos na elaboração dessa Portaria. Essa carga horária a distância na graduação inviabiliza a boa formação na prática e na execução dos procedimentos odontológicos para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, bem como para reabilitação e manutenção da saúde bucal, compreendendo condições sistêmicas e a integralidade do indivíduo”, explicou.

Para o Sistema Conselhos, a Portaria abre precedente para comprometer a aptidão do acadêmico em Odontologia na atuação em equipe de forma interprofissional, interdisciplinar, transdisciplinar, proativa e resolutiva. “O convívio prático com os pacientes ainda em ambiente acadêmico é fundamental no processo de aprendizagem. Em hipótese alguma vamos aceitar esse tipo de curso. A saúde da população não pode ser penalizada com ensino EaD”, reiterou Juliano do Vale.

 

Paulo Bauer foi receptivo à demanda do CFO e, de prontidão, se comprometeu em favor do pleito apresentado para que a formação do conhecimento teórico-prático-clínico Odontológico não seja prejudicado com a portaria editada pelo Ministério da Educação. A tratativa prevê barrar, inclusive, o credenciamento de cursos EaD no MEC, em período de inscrição.

No CFO, a luta contra EaD na Odontologia é pauta permanente em diversas frentes de trabalho. Na verdade, há dois anos o CFO já havia manifestado preocupação por meio da Resolução 186/2017, que estabelece a obrigatoriedade de algumas disciplinas ministradas exclusivamente sob a modalidade presencial na graduação de Odontologia. E, neste ano, o CFO editou a Resolução 197/2019, que proíbe a inscrição e o registro de alunos egressos de cursos de Odontologia integralmente realizados na modalidade EaD, ratificando assim, o posicionamento contra o ensino nesse formato.

Além do presidente do CFO, Juliano do Vale, também estiveram presentes na audiência com o secretário especial da Casa Civil o Tesoureiro do CFO, Luiz Evaristo Volpato; a Presidente do CRO-SC, Sandra Silvestre e o Diretor Secretário do CRO-SC, Orlando Campos.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
 

Outras Notícias