Diretoria do CFO discute com entidades odontológicas a regulamentação da Odontologia Digital

A Diretoria do Conselho Federal de Odontologia (CFO) iniciou, em reunião no dia 5 de dezembro, em Brasília/DF, tratativa para regulamentação da Odontologia Digital com representantes da Associação Brasileira de Odontologia Digital (ABOD), da Sociedade Brasileira de Odontologia Digital (SBOD), da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (ABRO), e da Sociedade Latino-Americana de Odontologia Digital (SLAOD).

A proposta é definir, de forma padronizada, os critérios de atuação do Cirurgião-Dentista acerca da Odontologia Digital, presente em laboratórios e consultórios odontológicos. Hoje, a Odontologia Digital em três etapas no atendimento ao paciente: no processo de captura das informações, por meio de câmeras de foto e vídeo, escâneres intraorais 3D ou de bancada e tomografias computadorizadas para moldagem virtual do paciente; no processo de planejamento em software, com informações capturadas, para tratamentos de restaurações até tratamentos cirúrgicos; e no processo de fresagem ou impressão 3D.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, neste primeiro momento o olhar coletivo das entidades odontológicas é fundamental para a regulamentação em âmbito nacional, considerando em caráter prioritário a segurança e a saúde bucal da população. “A Odontologia Digital surgiu a partir da evolução natural gerada pela própria era digital em diversas áreas profissionais. Agora, é preciso regulamentar essa atuação para não colocar em risco à população, que recebe esse atendimento odontológico. A saúde bucal da sociedade não pode ser fragilizada em tratamentos específicos que envolvam a Odontologia Digital. Por isso a importância desse diálogo para construção coletiva dessa normativa”, afirmou.

Além do Presidente do CFO, a reunião contou com a presença do Secretário-Geral, Claudio Yukio Miyake e do Tesoureiro, Luiz Evaristo Ricci Volpato, por parte da Autarquia. Participaram também: Rodrigo Bicalho, Presidente da ABOD; Demétrio Taketa, Secretário da SBOD; Carlos Eduardo Francci, Diretor Científico da SBOD; Tatiana Deliberador, Presidente da SLAOD; Jean Santos, Diretor da SLAOD; e Maurício Barriviera, associado da ABRO.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO