Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CRO-RN interdita eticamente consultório odontológico em UBS de Serra Negra do Norte

CRO-RN interdita eticamente consultório odontológico em UBS de Serra Negra do Norte
Consultório do Centro Municipal de Saúde de Serra Negra do Norte interditado pelo CRO-RN

A equipe de Fiscalização do CRO-RN visitou no período de 24 a 26 de setembro os municípios Serra Negra do Norte, Jardim de Piranhas, Jucurutu e Caicó, fiscalizando um total de 11 unidades básicas de saúde (UBSs), com interdição ética de um consultório.

A interdição aconteceu em Serra Negra do Norte, no Centro Municipal de Saúde Suely Lucena de Araujo, onde os fiscais observaram mofos na parede e por baixo da bancada, além de armários quebrados.

Segundo a fiscal e conselheira Cristiane Mafra, no consultório foi detectado também a presença de cupim, mocho danificado com o encosto rasgado e colete de chumbo danificado, bem como “equipo com problemas nos terminais de alta e baixa rotação”.

A equipe de Fiscalização já havia visitado a unidade em 20 de maio deste ano e dado prazo para solução dos problemas, mas a gestão não tomou nenhuma providência.

Na visita a outra UBS de Serra Negra do Norte, o consultório da zona rural está instalado no Centro Municipal de Saúde Suely Lucena de Araújo.

Os fiscais constaram que não há suporte para a caixa de perfuro cortantes, ausência de saco de lixo hospitalar, piso quebrado e rodapé com a cerâmica caindo, além, da presença de cupins nas paredes.

Foi concedido prazo de 15 dias para resolução dos problemas.

 

No município de Jardim de Piranhas foram fiscalizadas três UBSs, sendo que na Santa Rita os fiscais observaram infiltrações nas paredes e teto, ausência de data nas embalagens estéreis e ausência de saco de lixo hospitalar, bem como foi recomendando a instalação de armários e bancadas de apoios para melhor organização dos insumos e materiais.

A Fiscalização concedeu um prazo de 30 dias para solucionar os problemas.

Na UBS Parque das Luzes ESF –VI foram observadas a ausência de suporte da caixa perfuro cortante e saco de lixo hospitalar. Foi concedido prazo de 30 dias para resolução dos problemas.

Já na UBS ESF 1, Centro, os fiscais notaram ausência de saco de lixo hospitalar e foi dado um prazo de de 30 dias.

No município de Jucurutu  os fiscais visitaram três UBSs . A primeira foi a UBS Maria Lúcia Pacífico de Medeiros, onde foram constatadas as ausências de suporte da caixa perfuro cortante e de pia para as mãos.

O colete de proteção para RX está danificado, por este motivo os fiscais solicitaram a suspensão do procedimento até que a gestão providencie um novo.

No consultório os fiscais ainda identificaram o teto com infiltrações e mofo.

Foi concedido prazo de 30 dias para que sejam providenciadas as recomendações para a resolução dos problemas.

Na UBS Enfermeira Lúcia Magna Lopes as fiscais observaram ausências de data da última esterilização e de saco para lixo hospitalar, além de suporte para caixa de perfuro cortante.

Foi dado um prazo de 30 dias para que a direção da unidade sane as irregularidades encontradas.

Já na UBS Maria das Graças dos Santos o consultório não tinha o suporte da caixa de perfuro cortante e alguns insumos estavam vencidos. Também foi constado ausência das datas das últimas esterilizações e de lixeiras sem tampas.

Foi prazo concedido para resolução dos problemas também foi de 30 dias.

No município de Caicó as fiscais do CRO-RN visitaram três UBSs, sendo a primeira a ser fiscalizado foi a do Alto da Boa Vista.

No consultório odontológico foram observadas ferrugem nos armários, ausências de suporte adequado para caixa perfuro cortante e de saco de lixo hospitalar no tamanho adequado, além de paredes com problemas devido a salito e vidro quebrado do armário que guarda insumos e materiais.

As fiscais sugeriram a troca da cadeira do birô da cirurgiã-dentista por questões ergonômicas no exercício da profissão.

Foi concedido prazo de 30 dias para solucionar os problemas.

Na UBS Dr. Rui Mariz a fiscalização constatou a falta do suporte da caixa de perfuro cortante, ausências de saco para lixo hospitalar e de datas das últimas esterilizações, além de brocas e escovas de Robson em recipientes inadequados.

Também foram encontrados insumos vencidos e cupim nas janelas e paredes.

Foi dado um prazo de 30 dias para a gestão sanar as irregularidades.

Na UBS Nova Caicó os problemas encontrados foram os mesmos da unidade anterior (ausência de suporte da caixa de perfuro cortante, ausência de saco de lixo hospitalar, insumos vencidos, pacotes sem  datas das últimas esterilizações.

O mesmo prazo de 30 dias foi dado para solução dos problemas.

A equipe de Fiscalização do CRO-RN nas visitas aos municípios acima foi formada pela conselheira Cristiane Assunção Mafra e pela cirurgiã-dentista Cyntyan Teixeira Marques.

MUNICIPIOS VISITADOS

SERRA NEGRA DO NORTE

Centro Municipal de Saúde – Centro (consultório interditado)

Centro Municipal de Saúde -  Zona Rural  

 

JARDIM DE PIRANHAS

UBS Santa Cecília

UBS Parque das Luzes ESF – VI

UBS ESF 1- CENTRO

 

JUCURUTU

UBS Maria Lúcia Pacífico de Medeiros

UBS Enfermeira Lúcia Magna Lopes

UBS Maria das Graças dos Santos

 

CAICÓ

UBS Alto da Boa Vista

UBS Dr. Rui Mariz

UBS Nova Caicó

 

  

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias