Artigos

  1. CRO RN
  2. Artigos

Articulador histórico foi salvo por acaso!

Em 1965, a Associação Brasileira de Odontologia do Rio de Janeiro promoveu o Congresso Internacional de Odontologia.

Ainda estudante, recém- aprovado no vestibular, participei do meu primeiro congresso.

A emoção foi grande, pois além de conhecer a cidade do Rio de Janeiro, tive a oportunidade de participar do curso do professor americano Peter K. Thomas, considerado o maior protesista do mundo.

Ele preconizava uma visão global no planejamento da Reabilitação Oral e adotava uma filosofia denominada “Gnatologia”, que usava os articuladores totalmente ajustáveis na confecção dos seus trabalhos.

Nesse congresso tive a oportunidade de conhecer também o Dr. João Rodrigues Filho, nosso colega Norte-Rio-Grandense, falecido recentemente. Ele foi fundador do Departamento de Reabilitação Oral, da Associação Brasileira de Odontologia do Rio de Janeiro, cuja aula inaugural foi realizada, justamente, pelo brilhante professor Peter K. Thomas, que se tornou seu amigo e incentivador.

Dr. João Rodrigues apaixonou-se pela citada “Gnatologia”. Participou do curso do professor americano, na Praia Vermelha e, depois, convenceu o mesmo a vender-lhe o Articulador Completo de Stuart, que passou a fazer parte de sua atividade profissional, por mais de 40 anos.

Este articulador histórico esteve desaparecido por muito tempo. Quando visitei o Dr. João Rodrigues, já bastante doente, e perguntei-lhe pelo articulador de Stuart, ele me surpreendeu, afirmando que não sabia do seu paradeiro.

Fiquei preocupado, pois se tratava de um equipamento histórico e que pertencera ao Professor Peter Thomas e ao próprio João, duas grandes figuras da Odontologia mundial.

Essa peça, se encontrada, e tendo em vista o seu valor histórico, engrandeceria qualquer museu.

Depois do óbito do colega e amigo João Rodrigues, descobri o paradeiro do articulador. Visitando o colega, Dr. Humberto Dantas, que era seu amigo e fazia a declaração de imposto de renda daquele grande Colega, tomei conhecimento de que o mesmo lhe entregara uma caixa com alguns equipamentos, confiando-a à sua guarda, prometendo resgatar depois.

O tempo passou e ele esqueceu, ficando na clínica de Dr. Humberto por muito tempo.

Pedi ao Dr. Humberto para abrir a caixa para saber se ali estava o articulador e, graças ao acaso, encontramos a peça histórica, já um pouco deteriorada pela ação do tempo.

Mandei limpar o equipamento e, com profunda emoção, farei a entrega do mesmo à família do Dr. João Rodrigues.

Ao descobrir o referido equipamento, me emocionei, pois sabia que ele pertencera a um dos maiores Dentistas do mundo, que teve entre seus clientes quatro papas, a família Kennedy e muitos artistas do cinema americano, além do Imperador do Japão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele ministrou cursos em mais de 60 países do mundo e transformou a Reabilitação Oral.

Obrigado Peter!!!!!

Fiquei feliz com meu papel de “detetive odontológico”!

Givaldo Soares - Cirurgião-dentista

Givaldo Soares - Cirurgião-dentista

Givaldo Soares - Cirurgião-dentista