2. Artigos

Odontologia Legal breve descrição e o caso do ator Paul Walker.

O ator norte-americano Paul Walker e o seu amigo Roger Rodas faleceram no último dia 30 de novembro. Envolvidos em um acidente de trânsito, sendo a velocidade desempenhada um papel importante no acidente no sul da Califórnia, bateram num poste de iluminação e em uma árvore.

Eles estavam no local para um evento de caridade da Reach Out Worldwide, na comunidade de Valência, em Santa Clarita, a cerca de 30 quilômetros ao norte de Hollywood.

De acordo com informações de uma fonte da polícia ao site Radar Online, o Porsche Carrera GT bateu provocando a morte do ator Paul Walker. O veículo estava a mais de 160 km/h, segundos antes do acidente, sendo a velocidade local permitida de 72 km/h.

Uma breve descrição geral desse ramo tão maravilhoso da odontologia. O perito cirurgião-dentista é um auxiliar da justiça e trata de problemas diversos de ordem judicial.

Em geral de ordem penal, civil ou laboral, com maior frequência os primeiros. Dentro deste campo do direito penal se pretende resolver dois grupos de problemas: identificação de pessoas e reconstrução dos fatos.

Algumas das aplicações práticas e de maior interesse estão na identificação de pessoas.

No ano de 1897, com Oscar Amoedo, a Adontologia Legal se implantou como ciência.
Hoje ela é imprescindível para resolver grande número de casos em que a identificação da vítima por outros métodos se torna moroso.

Em casos de identificação, a principal vantagem da evidência dentária é que, como qualquer outro tecido duro, geralmente é preservado indefinidamente após a morte.

Apesar das características dos dentes de uma pessoa mudarem, por causa dos tratamentos realizados ao longo da vida, a combinação dos dentes hígidos, cariados, ausentes e restaurados é reproduzível e pode ser comparada em qualquer tempo.

A presença e a posição individual dos dentes e suas respectivas características anatômicas, restaurações e componentes patológicos proporcionam dados para comparação ante mortem e post mortem.

Para que um processo de identificação seja aplicável é necessário que preencha quatro requisitos técnicos elementares:
• Unicidade - apenas um único indivíduo pode tê-los;

• Imutabilidade - caracteres que não mudam no tempo;
• Praticabilidade - qualidade que permite que sejam utilizados levando em consideração os custos, facilidade de coleta etc.;
• Classificabilidade - possibilidade de classificação para facilitar sua localização em arquivos.

Considerando as atividades pertinentes a Odontologia Legal e a interface entre essa especialidade e a Tanatologia Forense, destaca-se na rotina pericial os aspectos relacionados quanto exame do cadáver no local dos fatos (perinecroscopia), busca do diagnóstico da realidade da morte (tanatognosia), investigação do tempo da morte (cronotanatognosia), bem como a necroscopia.

Nesse último, e ao encontro da Odontologia, constam a análise de lesões extra e intrabucais, com a identificação dos seus respectivos agentes produtores, escolha do melhor tipo de acesso à cavidade bucal (dependente do grau de rigidez cadavérica), presença de dentes rosáceos e outras alterações cromáticas, estudo das mordeduras, dentre outros, além da identificação do cadáver.

Ulysses Mendes de Lima - Acadêmico de Odontologia, 3º período, no Centro Universitário de João Pessoa - Unipê.
Ulysses Mendes de Lima

ulysses_mendes@yahoo.com.br