2. Artigos

Importância da Odontologia e da Fisioterapia nos SESMTs

Senhores(as) profissionais da área odontológica, este artigo também faz referência a uma outra categoria que está pleiteando (conforme texto citado abaixo entre aspas) o seu ingresso nos SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO (SESMT); os quais, atualmente, só fazem parte o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e o Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

Em função dos diversos tipos de acidentes e doenças relacionados ao trabalho, percebe-se que os fisioterapeutas, assim como os odontólogos, podem assumir um importantíssimo papel na prevenção de doenças e na promoção da saúde do trabalhador.

No caso dos fisioterapeutas, os mesmos desempenham funções ligadas à área ergonômica.

A Odontologia do Trabalho é a especialidade da Odontologia que tem por objetivo a melhoria da saúde oral, seus efeitos e influência sobre a produtividade no trabalho, o diagnóstico precoce de manifestações orais de doenças ocupacionais, além da manutenção da saúde oral dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

A função do dentista do trabalho é de levar a saúde ao trabalhador e detectar sinais precoces de doença ocupacional, evitando prejuízos maiores ao trabalhador e à própria empresa.

Os danos à saúde e os prejuízos diretos e indiretos podem ser minimizados quando a prevenção tem um destaque especial em qualquer programa de saúde do trabalhador e, obviamente, na saúde bucal do trabalhador.

"A audiência pública para discutir a inclusão da fisioterapia entre os serviços especializados de segurança e medicina do trabalho, prevista para a manhã do dia 24, foi cancelada em razão do debate sobre o pacto federativo, que está sendo realizado em Plenário, com o ministro Fazenda, Guido Mantega, e representantes de estados e municípios.

O presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senador Waldemir Moka (PMDB-MS), vai definir nova data para a realização da audiência pública. A audiência foi requerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), a partir de iniciativa popular, apresentada por meio do portal e-Cidadania do Senado Federal.

Recomendada por Tiago Amaral, a sugestão obteve apoio de mais de 10 mil cidadãos.

Os serviços especializados de segurança e medicina do trabalho são definidos na Norma Regulamentadora (NR4) do Ministério do Trabalho e Emprego.

A categoria entende que a profissão de fisioterapeuta deve estar entre os profissionais elencados na norma NR4\". Fonte: Agência Senado (Brasília/DF) Data: 24/10/2013 .

Diante deste cenário, nada mais justo do que todos se unirem em prol da inserção do Odontólogo do Trabalho no quadro do SESMT.

Autor do Artigo: Carlos Helton Aguiar Engenheiro de Segurança do Trabalho

Carlos Helton Aguiar