Palavra do Presidente

  1. CRO RN
  2. Palavra do Presidente

A palavra da Prersidente do CRO-RN na sua posse para o segundo mandato

A nova diretoria do CRO-RN para o biênio 2024/25 tomou posse no dia 2 de janeiro deste ano e no dia 2 de fevereiro aconteceu a solenidade especial realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seção RN (OAB-RN), na Candelária, em Natal.

A sessão solene foi presidida pela presidente reeleita em outubro passado com quase 80% dos votos, a Dra. Jane Nóbrega, a primeira cirurgiã-dentista reeleita presidente pelo voto. Sua primeira eleição foi em 2021.

Na solenidade, a presidente do CRO-RN fez o seguinte pronunciamento:

Palavra da Presidente!

Ilustríssimo Sr. Gláucio Morais, conselheiro Federal, neste ato solene representando o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Sr. Juliano do Vale, e ilustríssima Sra. Luzimar Pinheiro, presidente decana dos Conselhos Regionais de Odontologia, em nome dos dois, cumprimento as demais autoridades presentes.

Ilustres colegas, estimados amigos, queridos familiares, senhoras e senhores, boa noite!

Hoje, dia 02 de fevereiro, poderia ser mais um ato solene da qual a nossa gestão participa, mas não é, pois estamos aqui reunidos para marcar o começo de uma jornada, ou melhor, um recomeço, e como todo recomeço estamos mais conscientes dos desafios que nos aguardam, mais confiantes no sucesso de nossos objetivos, renovados de espírito para que não nos falte Fé, vontade e otimismo de sempre querer extrair mais e o melhor de cada um desse grupo, que trabalha apaixonadamente pela Odontologia.

Muitos aqui sabem da minha história na Odontologia e da minha ligação com a saúde pública, e, devem imaginar os desafios que é ser mãe, mulher, esposa, profissional e presidente de um Conselho de Odontologia. Por isso fazer parte do plenário do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte é uma imensa satisfação. Aceitei o desafio de concorrer a uma reeleição vitoriosa, transcorrendo todo o processo de forma democrática, transparente e participativa, que resultou em outubro de 2023 na renovação de nosso mandato.

Presidir esta Autarquia Federal, que teve o Dr. Clemente Galvão como primeiro presidente e CRO-RN de número 01, e todos os outros que honraram a importância do cargo de presidente e dignificaram a confiança dos colegas, isso demonstra o tamanho do desafio de continuar a história do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte, representando para mim uma grande honra.

Para exercer esse relevante trabalho, recordo sempre da frase do poeta John Donne: “Ninguém é uma ilha, isolado em si mesmo; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo.”

Sei muito bem disso, sei que posso contar nos momentos amenos, mas também diante dos grandes desafios com a diretoria, com os conselheiros efetivos e suplentes, com os membros das comissões e câmaras técnicas, com o quadro de funcionários e com os colaboradores, para juntos continuarmos realizando uma gestão participativa, compromissada com a ética, a eficiência e a transparência, sempre buscando, em benefício da classe odontológica e da sociedade, uma odontologia de excelência no nosso Estado.

As responsabilidades advindas da confiança atribuída pelos profissionais a atual gestão comprovam a efetividade do trabalho que vem sendo desenvolvido, e nesta caminhada, a participação dos profissionais de odontologia de todas as categorias, juntamente com as entidades de classe (SOERN, SINTASB-RN, ABO, ANRO, APDERN), são fundamentais para a soma de forças voltadas ao enfrentamento da problemática do aviltamento profissional, relações de trabalhos precarizados, muitas vezes condições insalubres de trabalho e os baixos salários.

Atualmente, somos 9.134 profissionais inscritos no CRO-RN, deste total 5.262 são cirurgiões-dentistas, 3.571 Auxiliares e Técnicas em Saúde Bucal e 301 Aux. e Téc. em Prótese Dentária.

Ampliaremos a fiscalização nos serviços públicos e privados, seja de modo presencial ou de forma eletrônica através da parceria com o Programa de Fortalecimento das Atividades de Fiscalização do Conselho Federal, que busca o aprimoramento das atividades fiscalizatórias nos serviços odontológicos prestados à sociedade.

Continuaremos com o trabalho de colaboração com os cursos de graduação e pós-graduação, como também, em cursos técnicos, para a formação ética e responsável. Reforçando a luta contra a Educação a Distância (EaD) na odontologia, por colocar em risco a qualidade da formação dos profissionais e do atendimento à população. Não esqueço das palavras de um dos nossos mais inteligentes e sábios Cirurgiões-Dentistas, que o estado de Pernambuco deu ao Rio Grande do Norte, Dr. Givaldo Soares, abre aspas “Devemos começar um trabalho pensando sempre em entregar uma Odontologia melhor do que a encontramos!”, fecha aspas. E o poeta Fernando Pessoa tem algo a nos dizer quando escreveu: “Retire do homem o sonho e o que restará?”. É o que a Educação de qualidade representa para nós, o sonho, o sonho de transformação da realidade e de vidas. E por ele, reafirmamos nossos compromissos e disposição de ir à luta contra a EaD e cursos de graduação de baixa qualidade com as armas que a lei nos confere, infelizmente, não a que gostaríamos de poder ter de legislar sobre essas questões.

Otimizaremos a comunicação para que ela seja dinâmica, interativa e participativa com os profissionais da odontologia, através dos projetos CRO/RN ouvindo o profissional e o CRO/RN itinerante, de modo regionalizado, aumentando a aproximação do conselho junto aos colegas e ouvindo as suas demandas, em busca de soluções conjuntas, nas mais diversas necessidades, dentro dos objetivos das ações do Conselho.

Continuaremos lutando pela implementação do piso salarial, reconhecido na Lei Federal 3.999/61, através do ajuizamento de Ações Civis Públicas, dando seguimento ao pleito requerido por muitos Conselhos em todo País, sendo o Conselho da Paraíba, inspiração nessa importante causa.

Através do Conselho Federal de Odontologia adquirimos um terreno e buscamos junto ao CFO, a construção de uma nova sede ampla e moderna para o nosso conselho, para melhor atender as demandas dos profissionais.

Aproveito a oportunidade, para agradecer ao apoio do Conselho Federal de Odontologia, aqui representados pelos conselheiros federais, Dr. Gláucio e Dr. Élio, agradeço as presenças dos presidentes dos Conselheiros Regionais de Odontologia da Paraíba, Dr. Leonardo, do Espírito Santo, Dra. Luzimar, do Ceará, Dr. Gládyo, de Alagoas, Dr. Carlos, do tesoureiro do CRO Sergipe, Dr. Erickson, representando a presidente Dra Anna Tereza, dos conselheiros Regina, Romildo, Marcos Florencio, Ana Maria e Socorro, que de seus estados vieram nos prestigiar e com quem sempre temos a certeza de poder contar nas parcerias e ações conjuntas a favor da Odontologia brasileira. Bem como, agradeço também as presenças dos ex-presidentes do CRO-RN, Dr. Eimar, Dr. Jaldir, Dr. Dorielio e Dr. Lenilson.

Gratidão a Deus, a minha família (meus pais, minha filha, minhas irmãs, meu marido) e aos meus queridos amigos.

Finalizo citando a escritora e amiga cirurgiã-dentista potiguar, que nos deixou no ano passado, Maria do Socorro Medeiros Santos, que foi presidente da comissão das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do nosso Conselho abre aspas “pessoas com a mesma vibração se atraem e se juntam para construírem um mundo melhor” fecha aspas e é nessa mesma frequência que todos nós, trabalharemos juntos para o fortalecimento e valorização da classe odontológica.

Vamos em frente com as bençãos de Deus.

Que o trabalho e o amor nos conduzam ao sucesso.

Excelente noite e muito Obrigada!