Ex-conselheira do CRO-RN será homenageada pelo Conselho Estadual de Saúde

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (CES/RN) vai entregar nesta segunda-feira, 10, às 16h30min, no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, a Comenda de Mérito do Controle Social do Sistema Único de Saúde a cirurgiã-dentista, Aldenísia Alves Albuquerque Barbosa, representante profissional de saúde, pelos relevantes serviços prestados ao Controle Social do SUS no Estado do Rio Grande do Norte.

A homenagem acontece na solenidade de abertura da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, que acontece no mesmo local.

Órgão colegiado, deliberativo, de natureza paritária e integrante do SUS, o Conselho Estadual de Saúde também vai homenagear com a comenda (edição de 2017) os representantes dos segmentos que compõe a entidade.

São eles: usuários, Francinete Melo dos Santos e Ingrid Emanuela da Silva; profissional de saúde,  Aldenísia Alves Albuquerque Barbosa; gestor/prestador de serviços de saúde,  Márcia Cunha da Silva Pellense.

Ainda serão homenageados “in memoriam” Cristino Ananias Alves e Marcos Dionísio Medeiros Caldas

A seleção dos homenageados aconteceu na 244ª Reunião Ordinária do CES/RN, realizada em junho.

O Mérito do Controle Social do SUS é uma honraria que foi criada pelo Conselho em 2007, como uma forma de reconhecimento do profissionalismo e dedicação altruísta de pessoas da sociedade civil ou representantes de órgãos públicos que possuem relevantes serviços prestados em prol dos direitos sociais, da defesa do SUS, da democracia participativa, transparência na gestão, política de inclusão social e do fortalecimento do controle social na área da saúde.

Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, turma 1992.2, Aldenísia Albuquerque foi conselheira também do CRO-RN por três gestões, tendo pedido o afastamento no início deste ano para se dedicar a estudos de doutorado.

No CRO-RN foi secretária Geral, o equivalente a vice-presidente, e presidentes das Comissões de Políticas Públicas de Saúde e de Ética (2012 a 2014).

Representou o CRO-RN no Conselho Estadual de Saúde, onde foi vice-presidente (2012 a 2014).

Dentista na Estratégia Saúde da Família em São Gonçalo do Amarante, Aldenísia tem Mestrado em Odontologia Preventiva e Social pela UFRN, Especialização em Saúde Coletiva (ABO-RN) e Equipes Gestoras dos Serviços e Sistemas de Saúde (NESC/UFRN) e Especialização em Epidemiologia pela Universidade Federal de Goiás.

Já foi professora Substituta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Departamento de Saúde Coletiva, bem como tem experiência como docente nos Cursos de Educação Profissional de Agentes Comunitários de Saúde, Técnico e Auxiliar de Saúde Bucal pelo Cetro de Formação de Pessoal (CEFOPE).

Coordenadora Pedagógica do Curso Nacional de Ativação para o Desenvolvimento da Prática para o controle Social no SUS, Aldenísia é integrante do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva.