Dentistas saem às ruas em Natal para protestar contra os baixos salários

Os dentistas do Rio Grande do Norte que trabalham na Estratégia Saúde da Família (ESF) realizaram nesta quinta-feira, 28, a mobilização a "Odontologia Vai Parar" com protestos pela manhã e à tarde em Natal, além de outros municípios do interior, como Pau dos Ferros e Caicó.

Veja as fotos dos protestos em Natal clicando aqui!

A mobilização é uma advertência aos prefeitos dos municípios do interior pelos baixos salários pagos pelas prefeituras aos profissionais que atendem nas equipes de Saúde Bucal da ESF.

Os protestos em Natal iniciaram pela manhã, em frente da Assembleia Legislativa, finalizando em frente ao prédio da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), na avenida Deodoro, no centro; e à tarde, em frente do shopping Midway Mall, na avenida Salgado Filho, cruzamento com a avenida Bernardo Vieira.

No protesto da manhã, com a participação de dentistas e estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal e da Universidade Potiguar, os presidentes do SOERN, Ivan Tavares, e do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, fizeram discursos em defesa da valorização da Odontologia e do Sistema Único de Saúde, criticando a terceirização na saúde e a falta de concursos públicos para contratar os profissionais.

O protesto dos dentistas pela manhã foi finalizado em frente ao prédio da SESAP, onde já estavam os vigilantes de unidades hospitalares em greve por falta de pagamento de salários.

O presidente do SOERN se manifestou em favor dos grevistas da segurança dos hospitais públicos e criticou a terceirização desses profissionais, que se juntaram aos dentistas no seu protesto.

O conselheiro Federal Eimar Lopes participou do protesto da manhã, enquanto o vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, Antonio de Lisboa Lopes Costa, professor do curso de Odontologia, marcou presença na mobilização da tarde em frente ao Midway Mall, discursando em baixo de chuva para a categoria odontológica.

As principais reivindicações da categoria são:

- Piso Salarial Estadual SOERN/DIEESE

- Convênios Odontológicos