SOERN e CRO-RN participam de reunião no Conselho Municipal de Saúde de Canguaretama

Os presidentes do SOERN e do CRO-RN na reunião no Conselho Municipal de Saúde de Canguaretama

Os presidentes do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN), Ivan Tavares, e do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN), Gláucio de Morais e Silva, participaram na segunda-feira, 9, de uma reunião no Conselho Municipal de Saúde de Canguaretama para discutir o PMAQ-AB (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica ).

Participaram da reunião os integrantes do Conselho, a secretária Municipal de Saúde, Tenízia Paiva, a coordenadora de Saúde Bucal, Sylvie Graça Cruz, além da conselheira do CRO-RN, Aldenísia Albuquerque.

O tema principal da discussão na reunião foi quanto a um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Canguaretama que vai definir os percentuais da gratificação aos profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família, via recursos do PMAQ que são repassados pelo ministério da Saúde aos municípios.

A secretária de Saúde ficou de fazer um estudo para elaborar uma tabela com os percentuais que cada categoria profissional terá direito no rateio dos recursos do PMAQ, prometendo levá-la depois para apreciação dos profissionais de saúde.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal do Município, a dentista Sylvie Graça, ao final da reunião, outros profissionais de saúde elogiaram a participação do SOERN e do CRO-RN nesta discussão sobre o PMAQ.

“Uma enfermeira que encontrei elogiou muito a presença dos presidentes do SOERN e do CRO-RN, de suas falas e a atenção que eles têm com a classe odontológica, ficando admirada pelo acesso que nós dentistas temos a vocês, dizendo que nunca viu isso no meio da enfermagem”, contou a coordenadora em mensagem enviada ao presidente do Conselho.

“Sou muito grata a vocês,  nossos amigos, que mesmo investidos de autoridade em nosso estado,  são tão acessíveis e dedicados a esta classe com tanto cuidado.  Por isso que são tão queridos”, disse Sylvie na mensagem.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, depois do encerramento da participação dos presidentes do SOERN e do CRO-RN na reunião, a secretária de Saúde de Canguaretama informou que será feito um estudo cuidadoso para incluir os recepcionistas,  ASGs e os técnicos de enfermagem na tabela de beneficiários da gratificação do PMAQ, respeitando-se a função e responsabilidade de cada profissional.

Para o presidente do CRO-RN, os recursos do PMAQ devem chegar aos profissionais de saúde como um incentivo pelo trabalho que eles desenvolvem, destacando que Conselho e o SOERN defendem que os gestores discutam com as categorias que compõem a Estratégia Saúde da Família a melhor maneira de fazer esta distribuição.

Alguns municípios do Rio Grande do Norte já estabeleceram em lei os percentuais de recursos do PMAQ que serão distribuídos entre os profissionais de saúde e a parte destinada a investimentos na melhoria das instalações das unidades de saúde.