Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Câmara de Vereadores de Natal homenageia dentistas e cria Comenda Dr. Clemente Galvão Neto

Câmara de Vereadores de Natal homenageia dentistas e cria Comenda Dr. Clemente Galvão Neto
O vereador Paulinho Freire entrega a placa ao cirurgião-dentista Aldo Fonseca Tinôco

A Câmara de Vereadores de Natal, por proposição do vereador Paulinho Freire (PROS), promoveu na manhã desta sexta-feira, 6, uma sessão solene para homenagear o Dia do Dentista, transcorrido no dia 25 de outubro.

A solenidade marcou o inicio da entrega anual por parte da CVN da recém criada Comenda Odontológica Dr. Clemente Galvão Neto para profissionais da odontologia se que se destacam ou se destacaram na área em Natal.

Veja as fotos da solenidade clicando aqui

A homenagem também é uma iniciativa do vereador Paulinho Freire, que apresentou projeto de lei criando a comenda e também instituindo o Dia do Dentista de Natal, na mesma data que é comemorado o Dia Nacional do Dentista.

Os homenageados deste ano receberam placas e foram os cirurgiões-dentistas Antônio de Lisboa Lopes Costa, da UFRN; José Ferreira Campos Sobrinho, presidente da Federação Interestadual de Odontologistas (FIO); Givaldo Soares da Silva, que atua em sua clínica; Lenilson Silva de Carvalho, ex-presidente do CRO-RN; e Aldo da Fonseca Tinôco, professor aposentado da UFRN e USP-SP.

Como estava de viagem pela UFRN, o professor Antônio Costa, vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde, não pode comparecer à sessão solene e foi representado pela sua mulher, Selma Maria Fontes Cardoso.

Os vereadores Hugo Manso e Franklin Capistrano, presidente da Casa, participaram da sessão solene em homenagem ao Dia do Dentista.

A mesa da sessão foi composta pelo vereador Paulinho Freire, os presidentes do SOERN (Sindicato dos Odontologistas do RN) e do CRO (Conselho Regional de Odontologia do RN), Ivan Tavares e Gláucio de Morais, respectivamente, além do representante do Conselho Federal de Odontologia (CFO), conselheiro Federal Eimar Lopes, a coordenadora de Saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Mauricéia Medeiros, e a representante da Academia Norte-rio-grandense de Odontologia, Hebel Gomes Cavalcanti.

DENTISTAS, AGENTES DO BEM

O vereador Paulinho Freire abriu a sessão solene fazendo um discurso ressaltando o papel do cirurgião-dentista na sociedade natalense e destacando a criação da Comenda Dr. Clemente Galvão Neto.

“Os dentistas são agentes do bem e amigos da família, verdadeiros exemplos de vida e de profissão. Tenho a certeza de que conseguiremos homenagear vários outros profissionais com a Comenda Clemente Galvão Neto”, disse o vereador.

“A comenda visa homenagear personalidades que se destacaram como dentistas, contribuindo para garantia do direito à saúde bucal dos cidadãos. A entrega da comenda ocorrerá sempre em sessão na Câmara, no dia 25 de outubro de cada ano, Dia Nacional do Dentista, ou em data subsequente”, explicou Freire.

Ele salientou que o nome da Comenda é uma homenagem ao cirurgião-dentista Clemente Galvão Neto, falecido em 2010, que foi um dos batalhadores pela criação e consolidação do curso de Odontologia da UFRN, além de primeiro presidente do CRO-RN e vice-presidente do CFO.

“Com especialidades em Cirurgia Buco Maxilo Facial e Radiologia, o doutor Clemente foi professor do departamento de Odontologia da UFRN, tornando-se referência”, destacou Freire.

O vereador ainda disse que a partir de 2016, além da indicação das entidades odontológicas, como o CRO-RN (Conselho Regional de Odontologia do RN), SOERN (Sindicato dos Odontologistas do RN), ABO-RN (Associação Brasileira de Odontologia, secção RN) e Academia Norte-rio-grandense de Odontologia, os vereadores também indicarão “um homenageado mediante justificativa a ser avaliada pela mesa diretora”.

Se dizendo muito feliz em homenagear a odontologia, o vereador se colocou à disposição dos profissionais para receber sugestões para encampar a luta da categoria, apresentando projetos que visem o fortalecimento da odontologia potiguar.

Além do vereador Paulinho Freire, usaram da palavra na sessão solene o presidente do CRO, Gláucio de Morais e Silva, o presidente do SOERN, Ivan Tavares, e o conselheiro Federal Eimar Lopes.

ODONTOLOGIA AGRADECE

Em nome de todos os colegas cirurgiões-dentista, o presidente do CRO-RN agradeceu o vereador pela iniciativa da homenagem. Tavares também lembrou que o vereador tem dois irmãos dentistas, Eduardo e Zilvane Freire.  “Sou muito grato e feliz por estar à frente do Conselho e agradeço ao vereador Paulinho Freire pela sua propositura. Com os avanços obtidos na odontologia, nós confirmamos nossa substancial importância perante a sociedade”, disse.

O presidente do SOERN destacou que a categoria tem hoje 3.500 odontologistas no Rio Grande do Norte e também “tivemos muitos avanços”, citando a criação pelo governo Federal dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que estão inseridos no programa Brasil Sorridente.

Segundo Tavares, “estamos prevenindo, tratando e diagnosticando, até mesmo, o  câncer”, lembrando em seguida que o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, é o primeiro do Estado a ter cirurgiões dentistas nas enfermarias e UTIs.

“Esses profissionais atuam em equipes multiprofissionais e prestam relevante contribuição para toda a sociedade”, disse, para depois destacar um pouco a trajetória de cada um dos cinco homenageados.

O presidente do SOERN, bastante emocionado, destacou a trajetória política e profissional do Dr. Aldo da Fonseca Tinôco, que foi preso na ditadura militar e se tornou uma voz em defesa dos ideais libertários de sua época, na década de 60.

"Dr. Aldo desde juventude foi levado por uma inquetude imanente a participar dos problemas políticos e sociais do país", ressaltou Tabares, que citou Leon Tolstoi, escritor russo.

"Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência".

O presidente do SOERN tambem citou o escritor russo Fiódor Dostoiévski para destacar a carreira sindical do presidente da FIO, José Ferreira Campos Sobrinho, que segundo ele, "não obstsante a indifereça de seus colegas de geração, atuou sempre no movimento sindical, até os dias de hoje, sempre em defesa da categoria e da sociedade".

"É importante ser diferente,  mesmo que você fique só, mas seja diferente da maioria", disse Tavares, numa referência ao escritor Dostoiévski

O conselheiro Federal Eimar Lopes também agradeceu o vereador pela homenagem e afirmou: “Gostaria de agradecer ao vereador Paulinho Freire que tirou a odontologia das clausuras das palavras e trouxe para os anais da história. Os homenageados de hoje foram escolhidos a dedo pelas entidades. Eles nos representam em todas as áreas da odontologia”.

O presidente da Câmara, Franklin Capistrano, pediu a palavra ao vereador Paulinho Freire, que presidia a sessão, e enalteceu a trajetória profissional e política do cirurgião-dentista Aldo da Fonseca Tinôco, declarando que votou nele quando foi candidato a deputado Federal.

Pai do ex-prefeito de Natal, Aldo Tinôco, o homenageado foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vereador e deputado Estadual, tendo depois se mudado para São Paulo, onde fez mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, passando depois em concurso para ser professor da Universidade de São Paulo (USP).

Ao final da sessão, o doutor Aldo, aos 89 anos, quebrando o protoclo, pediu a palavra e agradeceu a homenagem e conclamou os colegas dentistas a saírem das clausuras de seus consultórios para as ruas lutarem pelos seus direitos e da sociedade, recebendo o aplauso geral da plateia.

DECLARAÇÕES DOS HOMENAGEADOS

DR. Aldo da Fonseca Tinoco

“Já recebi muitas homenagens ao longo de minha trajetória como cirurgião dentista. Cada uma é especial e tem a sua importância. Fico muito feliz por saber que o meu trabalho ainda hoje é reconhecido. Gostaria de deixar uma mensagem para todos os cirurgiões dentistas. Não fiquem enclausurados em seus consultórios, vão para às ruas. O povo precisa de quem tem liderança e poder para fazer desse País uma grande Nação".

Dr. Givaldo Soares da Silva

“Fico muito feliz com a homenagem para a odontologia que a Câmara dos Vereadores presta nesse momento, na pessoa do vereador Paulinho Freire. Atuo há 50 anos na odontologia e tenho o prazer em dividir a clínica com três filhas que se espelharam em mim e seguiram também o caminho da odontologia. Gostaria de deixar um registro, pois a Câmara recentemente votou, por unanimidade, em favor da doação de um terreno para construir a sede da Academia de Odontologia do RN. Um trabalho que merece ser destacado na pessoa do vereador Aluízio Machado que conseguiu esse feito espetacular”.

Dr. Lenilson Silva de Carvalho

“É um privilégio e uma elevada honra receber essa homenagem que a odontologia presta através do vereador Paulinho Freire. Exerço a odontologia há mais de 50 anos e sempre com dedicação e respeito ao próximo. Sinto-me muito feliz e emocionado por meu nome ter sido lembrado pelas entidades de classe da odontologia”.

Dr. José Ferreira Campos Sobrinho

“Sem dúvida, uma honra muito grande para todos nós homenageados. É um grande reconhecimento ao nosso trabalho que é o de contribuir com a odontologia do RN. Estou há 41 anos na odontologia potiguar”.

Selma Maria Fontes Cardoso – mulher de Antônio de Lisboa Lopes Costa

“Meu esposo está em viagem participando de uma banca de doutorado e não teve como comparecer para receber a homenagem. Estou o representando e fico muito feliz por saber que a Câmara dos Vereadores reconhece o relevante trabalho que é prestado pelos cirurgiões dentistas junto à sociedade. Um grande momento para todos os profissionais dentistas do RN”.

(Declarações prestadas ao Blog do SOERN)

Outras Notícias