Dentistas do RN elegem Delegado-eleitor para participar da eleição do CFO

O CD Eimar Lopes foi eleito o delegado-eleitor e o suplente é Gláucio de Morais e Silva

Os dentistas do RN elegeram na terça-feira, 14, em assembleia Geral realizada no auditório do CRO-RN, o Delegado-eleitor do RN que no dia 15 de julho deste ano participara da eleição do novo plenário do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Com apenas uma chapa inscrita, a eleição no CRO-RN transcorreu tranquila e a chapa 01 encabeçada por Eimar Lopes, conselheiro Federal e ex-presidente do Conselho, recebeu 100% dos votos. O seu suplente é o atual presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva.

Veja as fotos

A assembleia Geral para a eleição do Delegado-eleitor e seu suplente aconteceu em segunda convocação, já que na primeira não teve quorum. A primeira convocação aconteceu às 11h30 e a segunda às 12h.

Pelo regimento da eleição do delegado-eleitor, a primeira convocação se faz com a maioria absoluta dos inscritos e, se necessário, em segunda e última convocação, a eleição acontece com qualquer número de presentes.

Na segunda convocação, 20 dentistas compareceram e elegeram Eimar e seu suplente Gláucio Morais.

A mesa do pleito foi formada pelos cirurgiões-dentistas Aldenísia Alves Albuquerque Barbosa, Marco Aurélio Medeiros da Silva, Heverton Fernandes Duarte e Luis Carlos de Lima Barros.

Segundo Eimar, no dia 15 de julho, na eleição para o plenário do CFO, a eleição também acontece em assembleia, com a participação dos delegados-eleitores dos 26 estados e do Distrito Federal, que vão eleger a nova diretoria.

“O Delegado-eleitor representa toda a categoria odontológica do Rio Grande do Norte na eleição do plenário do CFO”, explica Eimar Lopes.

No caso do delegado titular não poder participar da eleição, o seu suplente eleito, Gláucio de Morais, será o representante da categoria potiguar.

O objetivo da eleição do Delegado-Eleitor em cada Conselho Regional de Odontologia é formar o colegiado para eleger a nova diretoria do CFO.

De acordo com Art. 2º. , do Regimento Eleitoral do CFO, os membros efetivos e suplentes do Conselho Federal são eleitos, na forma prevista na Lei 4.324/64, no Decreto 68.704/71 e neste Regimento, para um mandato trienal, por escrutínio secreto e maioria absoluta de votos em assembleia dos Delegados-Eleitores dos Conselhos Regionais de Odontologia, em eleição que deverá realizar-se pelo menos 30 (trinta) dias antes do término do mandato dos Conselheiros em exercício.

O Delegado-eleitor votará na Assembleia de Delegados-Eleitores que será realizada no dia 15 de julho deste ano, em Brasília, convocada para eleger os conselheiros efetivos e suplentes do CFO para o triênio 2015-2018.

O CFO é composto por 18 membros, sendo nove efetivos e nove suplentes, todos de nacionalidade brasileira, com mandato trienal, eleitos por escrutínio secreto e maioria absoluta de votos em assembleia dos delegados dos Conselhos Regionais.

O delegado-eleitor do Rio Grande do Norte, Eimar Lopes, atualmente faz parte do plenário do CFO como conselheiro suplente. No caso de entrar numa composição de chapa para a próxima eleição do Conselho Federal, marcada para 15 de julho, Lopes fica impedido de ser delegado-eleitor, assumindo o seu suplente, o atual presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais.