Novos cirurgiões-dentistas formados pela UFRN e UnP recebem suas carteiras do CRO-RN

Presidente da Comissão de Ética, o conselheiro Marco Aurélio participou da entrega das carteiras

O CRO-RN realizou nesta quarta-feira, 25, a entrega das carteiras provisórias para cerca de 50 novos cirurgiões-dentistas formados pelas universidades Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Potiguar (UnP) em 2014, em solenidade realizada no auditório do Conselho.

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, antes da entrega das carteiras, ministrou palestra para os novos dentistas sobre as funções do Conselho e sua atuação para melhoria das condições de trabalho dos profissionais de odontologia no Estado.

O conselheiro Marco Aurélio Medeiros da Silva, presidente da Comissão de Ética do CRO-RN, também se fez presente a entrega das carteiras aos novos dentistas.

Com o registro dos novos cirurgiões-dentistas, o Rio Grande do Norte chega a um total de 3.380 profissionais habilitados ao exercício da profissão no Estado, sendo que 67,8% deles na capital.

No Brasil os dentistas somam 269.139 profissionais, com o Estado de São Paulo concentrando cerca de 70 mil CDs, o maior de todos.

No Rio Grande do Norte o total de profissionais da odontologia chega a 5.436, sendo que 3.380 CDs, 1.510 ASBs (Auxiliar em Saúde Bucal), 421 TSBs (Técnicos em Saúde Bucal), 124 TPDs (Técnicos em Próteses Dentárias) e 67 APDs (Auxiliares em Próteses Dentárias).

O presidente do CRO-RN em sua palestra abordou vários assuntos, como a finalidade principal dos conselhos regionais que é a fiscalização do exercício profissional e a supervisão do cumprimento dos preceitos éticos da Odontologia, que atinge dentistas e demais profissões auxiliares, como ASBs, TSBs, TPDs e APDs, bem como falou da atuação da Comissão de Ética e dos ciclos de atualizações que o conselho realiza no interior e na capital.

Diante de um auditório quase lotado, Gláucio conclamou os novos profissionais a participarem do Conselho com críticas e sugestões, bem como afirmou que gostaria de vê-los um dia integrando a diretoria do CRO-RN como conselheiros.

O presidente do Conselho deixou claro que como presidente não tem o poder que gostaria de ter para aumentar os salários dos dentistas que trabalham na Estratégia Saúde da Família contratados pelas prefeituras, porém salientou que o CRO-RN e o Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN) atuam juntos na defesa da valorização profissional, defendo salários dignos para todos os profissionais da odontologia potiguar.