Fórum Estadual dos Conselhos Profissionais de Saúde denuncia situação do Hospital Walfredo Gurgel

O Fórum Estadual dos Conselhos Profissionais de Saúde do Rio Grande do Norte (FECOPS) está denunciando a situação do Hospital Walfredo Gurgel, onde os pacientes ali internados estão correndo risco pela falta de medicamentos essenciais, sedativos e analgésicos, alimentos, material de limpeza, entre outros.

Diante da gravidade da situação, o fórum deliberou algumas algumas providências, como levar a situação para o Fórum Estadual em Defesa da Saúde, coordenado pelo ministério Público Estadual, para uma ação conjunta em diversas frentes, como solicitar audiência com a governadora Rosalba Ciarline e com as lideranças políticas no Estado e no Congresso Nacional, como o presidente da Câmara, Henrique Alves, os senadores Paulo Davim e José Agripino Maia.

Formado por 12 conselhos profissionais ligadoa Saúde, incluindo o CRO-RN (Conselho Regional de Odontologia do RN), o FECOPS reunido no dia 22 de setembro decidiu fazer a denúncia após convocar o secretário Estadual de Saúde do Estado, Luiz Roberto Fonseca, que mostrou a realidade da assistência em saúde do Estado do RN, e, em particular, o que ocorre hoje no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel-Pronto Socorro Clóvis Sarinho.

Segundo nota da FECOPS, "viemos DENUNCIAR aquela situação, onde a vida de seus pacientes internados está em risco pela falta de medicamentos essenciais como drogas vasoativas, antimicrobianos diversos, materiais para limpeza, sedativos e analgésicos, gêneros alimentícios, dietas enterais, de laboratório e rouparia".

Continuando a nota, a FECOPS diz: "A realidade atual tem se mostrado absolutamente grave, fatal e que retrata a crise que ora vivemos na condução de boa parte das políticas de saúde de nosso País, uma crise onde a vida não pode esperar as definições de orçamento ou quaisquer outras decisões de longo prazo. Uma crise que só terá solução se priorizarmos o bem estar coletivo, em detrimento de questões corporativas ou partidárias".

Diante do "grave cenário", os membros do fórum deliberaram tomar algumas providências, como levar a situação para o Fórum Estadual em Defesa da Saúde, coordenado pelo ministério Público Estadual, para uma ação conjunta em diversas frentes:

1) Audiência com a Governadora do Estado do RN, a Sra. Rosalba Ciarlini;

2) Audiência com o Presidente da AL do RN, o Dep. Ricardo Motta e com o

Presidente da Comissão de Saúde daquela casa, o Dep. Antônio Jácome;

3) Audiência com os representantes do Estado do RN na esfera Federal, na pessoa do Dep. Henrique Eduardo Alves, Presidente da Câmara dos Deputados;

4) Audiência com os Senadores do Estado do RN, os Senhores José Agripino, Paulo Davim e Senhora Ivonete Dantas;

5) SOLICITAMOS a convocação dos entes públicos envolvidos, inclusive aqueles que estão no pleito eleitoral ao executivo, à participação em reunião ampliada, a fim de juntos, deixando bandeiras outras de lado, em busca da construção de um plano de ação em auxílio a situação da Assistência a Saúde para sua execução imediata.

De acordo com a nota da FECOPS, "considerando que a Constituição Brasileira coloca a vida como prioridade e a saúde como direito de todos e dever do Estado, CONVOCAMOS todos para essa ação, pois vidas e mais vidas são perdidas em nossa rede de assistência à saúde, enquanto o tempo passa"

Encerrando a nota, o fórum afirma que "esse é nosso esforço a fim de termos uma solução emergencial, a curto e médio prazo, pois entendemos que ao longo prazo se faz necessária uma mudança cultural na forma de conduzir a coisa pública e garantir, plenamente, os direitos da nossa população".

FECOPS - RN - Fórum Estadual dos Conselhos Profissionais de Saúde do Rio Grande do Norte

Conselho Regional de Biologia – CRBio 05

Conselho Regional de Educação Física – CREFI 10