Fiscalização do CRO-RN fecha 2023 com 21 interdições éticas em consultórios de UBSs, visitando 101 municípios do Estado

Em 2023, as equipes de Fiscalização do CRO-RN estiveram 101 municípios do Estado, realizando um total de 1.201 visitas a UBSS (Unidades Básicas de Saúdes), clínicas, consultórios e laboratórios de próteses dentárias privados. Foram realizadas 21 interdições éticas e 13 desinterdições.

A presidente do CRO-RN, Dra. Jane Nóbrega, e o conselheiro Dr. Ruy Medeiros, presidente da Comissão de Fiscalização, realizaram nesta última sexta-feira, 5, uma reunião com o setor de Fiscalização do Conselho para avaliação das atividades de 2023 e do 1° trimestre de 2024 e planejamento para as ações das equipes até o final do ano.

O setor de Fiscalização do CRO-RN é coordenado pelo funcionário Francisco Damião Alves Leite e tem como fiscais os funcionários Gladson Bruno Garcia Cardoso, José Fabrício Rodrigues de Araújo Júnior, Mickael Costa da Silva e, no apoio administrativo, Débora Monic de Lima Araújo.

O coordenador da Fiscalização disse que as interdições éticas acontecem na maioria das vezes pelas condições de biossegurança dos ambientes, com consultórios apresentando focos de mofos nas paredes e tetos.

Segundo a presidente do CRO-RN, uma  das atribuições dos CROs (Conselhos Regionais de Odontologia) é a fiscalização do exercício profissional, das empresas, entidades e outras organizações que prestam serviços odontológicos.

“Com o apoio do CFO, o CRO-RN vem investindo na melhoria da infraestrutura de Fiscalização e contratou mais funcionários para atuarem nas atividades de fiscalização em campo, visitando os municípios por denúncias ou dentro de um cronograma de visitas planejadas para cada trimestre”, explica a presidente Jane Nóbrega.