Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Fiscais do CRO-RN interditam consultório odontológico de Centro de Saúde em Almino Afonso

Fiscais do CRO-RN interditam consultório odontológico de Centro de Saúde em Almino Afonso
O Centro de Saúde fica na zona rural de Almino Afonso

A Fiscalização do CRO-Rn realizou no período de 28 a 30 de janeiro visitas aos municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Janduís, Messias Targino e Almino Afonso. quando foram fiscalizadas um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e nove unidades básicas de saúde, com uma interdição ética num consultório odontológico.

A interdição aconteceu no Centro de Saúde Liberalina Maria da Conceição, localizado no sitio Coroatá, zona rural do município de Almino Afonso, onde o consultório apresentava vários problemas, como muito mofo e infiltração nas paredes, existência de apenas uma lixeira, ausência de saco para lixo hospitalar, insumos vencidos, instrumental com esterilização vencida, que são levados para lavagem em outra unidade.

Segundo os fiscais, no consultório existe apenas uma pia, sendo necessário a instalação de mais uma pia, ficando uma para lavagem das mãos e outra para lavar os instrumentais.

A sala do consultório apresenta piso com falhas em rejunto e cerâmica quebrada. No local que havia um ventilador existe um buraco que não foi reparado.

O banheiro dos funcionários do posto de saúde fica anexo ao consultório odontológico, com a porta para dentro da sala e ainda quebrada.

Os funcionários para usar o banheiro passam por dentro do consultório.

Segundo informações da equipe de Saúde Bucal, há u mês não tem atendimento.

A Fiscalização orientou a gestão a mudar a porta de acesso ao banheiro e que o mesmo seja isolado do consultório.

Os fiscais constataram que a unidade todo não tem estrutura adequada para fornecer atendimento à comunidade.

Diante da situação, o consultório odontológico foi interditado eticamente por não oferecer condições dignas e salubres para o trabalho dos profissionais e para o atendimento da comunidade.

Em Almino Afonso foram fiscalizadas três UBS e o Centro de Especialidades odontológicas (CEO).

Paraú

Neste município a visita foi ao Centro de Saúde Rosália Gondim de Melo, que possui dois consultórios odontológicos, sendo um para atender a Zona Rural e outro a Zona Urbana.

Na visita ao posto de saúde da Zona Rural os fiscais do CRO-RN encontraram a seguinte situação: ausência de data de última esterilização nos pacotes, ausência de suporte para caixa de perfuro cortante, alguns insumos vencidos, caneta de alta rotação quebrada, ultrassom sem pontas, ausência do protetor da lâmpada do refletor, autoclave com problema, além do teto sendo já em serviço de reparo.

Foi concedido um prazo de 30 dias para sanar as irregularidades, mas em relação a ausência de data da esterilização, os fiscais orientaram a corrigir o problema de imediato

Já no consultório da Zona Urbana a fiscalização também encontrou ausência de data de última esterilização nos pacotes, falta de suporte para caixa de lixo de perfuro cortante, bem como alguns insumos vencidos, caneta de alta rotação quebrada, ultrassom sem pontas, autoclave com problema e teto necessitando finalizar serviço de reparo.

O mesmo prazo de 30 dias foi concedido e a mesma orientação quanto a falta de data nos pacotes de material esterilizados.

TRIUNFO POTIGUAR

Na UBS Iranir Gurgel deste município os fiscais encontraram a cadeira odontológica com estofado rasgado, lâmpada queimada, instalação elétrica com fios expostos, pia de mãos sendo usada como apoio para instrumental contaminado, quando deveria ser exclusiva para higienização pessoal, além de ausência de saco de lixo hospitalar.

A equipe de Fiscalização recomendou individualizar a embalagem das brocas e concedeu um prazo de 30 dias para a gestão solucionar os problemas.

Janduis

Na UBS Dr. Onézimo Fernandes Maia os fiscais encontraram dois consultórios para o atendimento de três equipes de Saúde Bucal.

No consultório da Equipe III foram observadas as seguintes ocorrências: mofo e infiltração nas paredes, pacotes sem data de última esterilização e molhados (processo de secagem deficiente), com possível problema na autoclave.

Também foi constatada lixeira quebrada, ausência de colete de chumbo, com os fiscais orientando para a suspensão de tomadas radiográficas até sua aquisição.

Foi recomendado a individualização das brocas e resolução imediata dos problemas quanto a esterilização, armários e bancadas adequadas para melhor organização do consultório.

O prazo para a gestão solucionar os problemas foi de 30 dias.

No consultório que atende as equipes I e II a fiscalização observou armário começando enferrujar, pacotes sem data de última esterilização, autoclave com problemas (pacotes molhados), infiltração nas paredes e ausência de colete de chumbo.

A Fiscalização orientou a suspensão das tomadas radiográficas até a aquisição de um novo colete.

Foi dado um prazo de 30 dias para solucionar as ocorrências e, de imediato, datar o material esterilizado.

Já na UBS Dionízia Ferreira da silva foi observado ausências de saco para lixo hospitalar e de suporte para caixa lixo de perfuro cortante, além de pacotes sem a data da última esterilização, broqueiros inadequados e ultrassom quebrado.

A sala também tinha infiltração e mofo no teto e parede, além de papel inadequado nas janelas. Falta uma lixeira com pedal.

Foi concedido 30 dias de prazo para a gestão sanar os problemas.

MESSIAS TARGINO

Os fiscais do CRO-RN visitaram a UBS Dr. Edino Jales e observaram ausência de saco de lixo hospitalar, depósito com instrumental contaminado no chão, infiltração em teto e parede, instrumentais em caixas de aço, onde são colocados após esterilização, sendo orientada a esterilização de forma individual e abertas apenas no momento de utilização.

Para a gestão foi recomendado bancada e armários adequados para melhor organização de insumos e instrumentais no consultório.

Concedido prazo de 30 dias para solucionar os problemas e a imediata correção das ocorrências relativas à esterilização.

Ainda em Messias Targino os fiscais visitaram a UBS Severina Maria da Silva, onde o consultório apresentava algumas deficiências, como a existência de um equipamento de fotopolimerizador e amalgamador, que é revezado com a outra equipe.

A esterilização do instrumental é feita em outra unidade e no consultório não tem suporte para caixa de lixo de perfuro cortante e saco para lixo hospitalar.

Apenas uma caneta de baixa rotação e o compressor precisa ficar sendo levado para fora da sala no momento do atendimento e depois retorna porque não existe local externo adequado para guardá-lo.

Também foi concedido prazo de 30 dias para solucionar os problemas.

ALMINO AFONSO

Na UBS José Francisco de Souza os fiscais observaram no consultório ausência de saco para lixo hospitalar e instrumentais com esterilização antiga e alguns sem a data, no que foi concedido um prazo de sete dias para resolver os problemas.

No CEO, atualmente em reforma devido a muita infiltração e mofo em teto e paredes, que está sem atendimento à comunidade, os fiscais constataram lixeiras quebradas e falta de saco para lixo hospitalar.

Os fiscais solicitaram a gestão que fosse informado ao CRO-RN quando do retorno das atividades, bem como a relação dos profissionais que atuam na unidade.

Na visita a UBS Epaminondas Carlos de Andrade, a fiscalização do CRO-RN observou no consultório odontológico infiltração nas paredes, lâmpada queimada e com sujeira em volta, ausência de saco para lixo hospitalar e apenas uma lixeira com pedal, além de instrumentais guardados em depósitos plásticos, alguns pacotes sem data de esterilização, outros com data vencida e também alguns pacotes mal selados.

A esterilização dos instrumentas acontece em outra unidade.

Também foram constatados insumos vencidos e falta de avental de chumbo para as tomadas radiológicas, que foram suspensas até a gestão adquirir o material de proteção do paciente.

Concedido prazo de 30 dias para regularizar a situação, sendo que a questão de esterilização foi recomendada a imediata correção.

Já na UBS Liberalina Maria da Conceição, no sitio Coroatá, foi interditado eticamente o seu consultório por não apresentar condições de trabalho dos profissionais da odontologia e de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Outras Notícias