2. Artigos

25 de Outubro, Dia do Cirurgião-dentista: o passado que não pode ser esquecido!!!

É um dia de lembranças e reflexões: aos que no passado dedicaram suas vidas à nossa profissão e criaram: A Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o Conselho Regional de Odontologia (CRO), o Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas, a Academia Norte-rio-grandense de Odontologia (com seu ótimo Museu Solon de Miranda Galvão - um dos maiores do País), a Faculdade deOdontologia, a Uniodonto.

Não dá para lembrar de todos, mas lembraremos de alguns, como: o professor Luís Soares de Araújo, que não sendo cirurgião-dentista, foi o idealizador da Faculdade de Odontologia. Mas antes deste acontecimento, em 1930, o cirurgião-dentista pernambucano Dr. Francisco Ramalho, liderando um grupo de dentistas, fundaram a Associação Odontológica do Rio Grande do Norte, nossa primeira entidade.

A partir de 1950, a Odontologia deu um salto monumental, sobre o comando dos dentistas José Cavalcante de Melo e Alberto Moreira Campos.

Em 1955, o Dr. Odilon de Amorim Garcia entra em campo e forma o trio de ouro da história da Odontologia do nosso Estado.

Merecem também reconhecimentos os irmãos Clemente

Galvão e Solon Galvão Filho, Fernando Dantas de Resende, Pedro Lopes Cardoso, Joaguim Guilherme, Rosalvo Pinheiro Galvão, Natália Galvão, José Nunes Cabral e muitos outros. Esta foi a velha geração.

Na nova geração podemos destacar: Eduardo Seabra, Lenilson

Carvalho, Nelson João Silva, Sebastião Fernandes, Eimar Lopes, Clesito César Fechine, Luís de Vasconcelos

Leite, Ricardo Calazans, Doriélio Barreto, Elza Macedo,

Iara Silva, Francisco das Chagas, Marluce Souza e outros.

Agora o bastão está nas mãos dos jovens dentistas, que dirigem as entidades e não poderão esquecer a memória desse nobre grupo que tanto lutou pela Odontologia.

Os jovens têm a obrigação de manter viva a história de nossa profissão.

No Dia do Cirurgião-dentista, prestamos uma homenagem ao colega Rubens Barros de Azevedo, lutador incansável pela Odontologia. Carioca, viveu em Portugal, voltou ao Brasil e se apaixonou pela cidade de Natal. Aqui chegando, não parou de trabalhar pelas entidades de classes. Um exemplo é o "Sarauterapia", que ele dirigiu no Conselho Regional de Odontologia, durante 16 anos. Parabéns, colega Rubens!!!! Você é um herói!

Nessa data, também é justo parabenizar a colega Jane Suely de Melo Nóbrega, atual presidente do Conselho Regional de Odontologia do RN, pela compra do terreno para construção da futura sede da Instituição!

Fotos

1- Manoel Cavalcante de Melo - primeiro dentista formado na Bahia a atender em Natal;

2 - Francisco Ramalho - ajudou a criar a Associação Odontológica do RN

3 - José Cavalcante de Melo- filho do Manoel, que participou da criação da Faculdade de Odontologia de Natal

4 - Alberto Moreira Campos - um dos fundadores da faculdade de Odontologia de Natal

5 - Clemente Galvão Neto - professor da UFRN e primeiro presidente do CRO-RN