Gestão de Saúde de Currais Novos aceita recomendação do CRO-RN para colocar dentista na coordenação

Para discutir a aplicação de uma recomendação do CRO-RN de 2016, que orientava os gestores municipais a colocarem cirurgiões-dentistas em cargos de coordenação municipal de Saúde Bucal e de gerência dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), a conselheira e secretária Geral do CRO-RN, Jane Nóbrega, representando o presidente do Conselho, Gláucio de Morais e Silva, esteve na segunda-feira, 19, em Currais Novos, a convite dos dentistas para participar de uma reunião na secretaria Municipal de Saúde.

A reunião contou com a participação do secretário Municipal de Saúde de Currais Novos, Luciano Ferreira Oséas, da Coordenadora Geral da SMS,  Sirleya Imaculada  Conceição Dantas, e mais oitos cirurgiões-dentistas do quadro de servidores municipais.

Depois de muitos debates, o secretário Municipal de Saúde de Currais Novos concordou em exonerar do cargo a atual coordenadora Municipal de Saúde Bucal, que é uma técnica em Saúde Bucal (TSB), para substituir por um profissional cirurgião-dentista, como sugere a Recomendação CRO-RN-01, de 29 de julho de 2016, assinada pelo presidente do Conselho.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, a exoneração acontece até o fim deste mês de março, assumindo em abril o cargo um profissional dentista inscrito no CRO-RN.

Na mesma reunião outros assuntos foram tratados entre os dentistas do município e a gestão municipal, como a manutenção dos equipamentos odontológicos nas unidades de saúde e a questão do gozo das férias-prêmios.

Diante do relato dos cirurgiões-dentistas de que o município está pagando apenas o salário base no gozo das férias-prêmios, a conselheira do CRO-RN informou que o Conselho não poderia atuar nesta questão, mas ficou de encaminhar a demanda para o Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN).

Os dentistas presentes na reunião na SMS foram Daniela de Medeiros Dantas Gomes Barbalho, Anne Christine de Macêdo Silva Gomes, Javas Pires de Araujo Sobrinho, Pero Felipe Morgan Bryan, Luiza Maria Menezes Coêlho, Luise Dantas de Souza, Maria Augusta Belo Barbosa de Medeiros e Iracema Maria de Paiva Ramos.