Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Conselho Estadual de Saúde homenageia ex-conselheira do CRO-RN com Comenda de Mérito

Conselho Estadual de Saúde homenageia ex-conselheira do CRO-RN com Comenda de Mérito

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (CES/RN) homenageou nesta segunda-feira, 10, durante a abertura da 1ª. Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, a cirurgiã-dentista e ex-conselheira do CRO-RN, Aldenísia Alves Albuquerque Barbosa, que recebeu a Comenda de Mérito do Controle Social do Sistema Único de Saúde, pelos relevantes serviços prestados ao Controle Social do SUS no Estado do Rio Grande do Norte.

Veja as fotos do evento clicando aqui!

A comenda também foi entregue para a ex-presidente dos CES/RN, Francinete Melo dos Santos e Ingrid Emanuela da Silva, representantes dos usuários; e Marcia Cunha da Silva Pellense, representante gestor/prestador de serviços de saúde.

Foram ainda homenageados “in memoriam” Cristino Ananias Alves e Marcos Dionísio Medeiros Caldas, cujas familiares receberam uma placa alusiva à comenda.

Os homenageados receberam a comenda “pelo profissionalismo e dedicação na defesa dos direitos sociais e na prestação de serviços de relevância pública no controle social”.

Para a conselheira do CRO-RN, Jane Nóbrega, a homenagem do Conselho Estadual de Saúde à cirurgiã-dentista Aldenísia Albuquerque foi mais do que justa por todo o seu trabalho em defesa do SUS.

“Justíssima a homenagem a minha colega de profissão e amiga Aldenísia”, afirma Jane, que também preside o conselho Municipal de Saúde de Macaíba.

“Muito nos alegra e orgulha a homenagem a Aldenísia, que foi agraciada com tão honrada comenda por todos esses anos que ela atua em prol do Controle Social, fortalecendo o SUS no Estado do Rio Grande do Norte e no Brasil”, destacou a conselheira do CRO-RN, presente no evento.

Para o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, que participou da cerimônia de entrega da comenda, a homenagem foi merecida pelo trabalho que Aldenísia desempenha no Conselho Estadual de Saúde, não só como ex-vice presidente no período de 2012 a 2014, mas também como conselheira representando os profissionais de saúde.

“A comenda entregue à cirurgiã-dentista Aldenísia Alves Albuquerque Barbosa é o reconhecimento por todo o seu trabalho em valorizar o SUS, o maior plano de saúde pública do mundo, que garante a todos os brasileiros assistência integral e gratuita”, diz Silva.

“Parabéns a Aldenísia e aos demais homenageados pela comenda, que reconhece o trabalho deles em defesa do SUS, que precisa ser defendido por todos, pois sofre ações de grupos que gostariam que o sistema fosse extinto para dar lugar uma a saúde privada”, destaca o presidente do CRO-RN.

A seleção dos homenageados aconteceu na 244ª Reunião Ordinária do CES/RN, realizada em maio, com base na resolução 106 de 5 de dezembro de 2017, que criou a comenda como uma forma de reconhecimento do profissionalismo e dedicação altruísta de pessoas da sociedade civil ou representantes de órgãos públicos que possuem relevantes serviços prestados em prol dos direitos sociais, da defesa do SUS, da democracia participativa, transparência na gestão, política de inclusão social e do fortalecimento do controle social na área da saúde.

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, turma 1992.2, Aldenísia Albuquerque foi conselheira também do CRO-RN por três gestões, tendo pedido o afastamento no início deste ano para se dedicar a estudos de doutorado.

No CRO-RN foi secretária Geral, o equivalente a vice-presidente, e presidentes das Comissões de Políticas Públicas de Saúde e de Ética (2012 a 2014), tendo sido representante da autarquia no CES/RN.

A cirurgião-dentista Aldenísia agradeceu o CES/RN pela homenagem e ressaltou a importância do trabalho dos profissionais de saúde em defesa do SUS e das causas coletivas.

"Ganhar esta comenda do Mérito do Controle Social no SUS foi muito importante, pois é o reconhecimento de um colegiado pelo nosso trabalho e dedicação como servidor da saúde na defesa dos direitos sociais e na prestação de serviços de relevância pública no controle social", declarou Aldenísia.

Segundo ela, enquanto esteve no Conselho Estadual de Saúde representando a odontologia, "trabalhei incansavelmente e prol da melhoria do SUS, sempre buscando as melhores condições para o bem estar das pessoas". 

Aldenísia participou do CES/RN na condição de conselheira em três gestões, sendo a primeira no segmento de Gestor/prestador, representando o COSEMS (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde), quando esteve à frente da secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante; e as duas últimas representando o Conselho Regional de Odontologia, no segmento trabalhador de saúde.

"Foi muito importante para mim representar nosso CRO-RN no CES, pois nós cirurgiões-dentistas devemos estar à frente dos debates nestes espaços democráticos, como são os conselhos Estadual e municipais de Saúde", destaca a ex-conselheira.

"Precisamos opinar e defender  projetos que protejam os trabalhadores de saúde, bem como resistir contra os interesses privados que ameaçam constantemente o serviço público, e ,sobretudo , defender de forma incessante os interesses da sociedade, pois nossa voz deve ser ouvida, e nossa postura e direcionamentos só serão respeitados se tivermos uma atuação de luta e de trabalho em defesa das causas coletivas", afirma Aldenísia.

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DA MULHER

A solenidade de abertura da  I Conferência Estadual de Saúde da Mulher, organizada pelo CES/RN, com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, foi conduzida pela presidente da entidade, Mayara Teixera Laurentino Acipreste, e teve a participação do secretário Estadual de Saúde, George Antunes de Oliveira.

A conferência vai até esta quarta-feira, dia 12, e o tema central é “Saúde da Mulher: desafios para Integralidade com Equidade.

A programação está focada em quatro eixos:

I - O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; 

II - O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; 

III - Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres;

IV - Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Antes da conferência estadual, nos municípios aconteceram as conferências municipais e regionais coordenadas pelo CES/RN em parceria com conselhos municipais de Saúde e Unidades Regionais de Saúde (URSAPs) de cada região.

A conferência estadual acontece com a participação dos delegados municipais que vão propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e efetivar o controle social no SUS, objetivando a saúde das mulheres. 

O evento tem a participação de representantes dos usuários, gestores/prestadores de serviços e trabalhadores em saúde, que vão apresentar suas propostas obre a política de atenção à saúde da mulher. É a sociedade civil organizada e movimentos sociais fazendo suas propostas para o Estado implementá-las em benefício da saúde da mulher potiguar e brasileira.

Outras Notícias