CRO-RN libera CEO II em Mossoró para atendimento depois de reforma da prefeitura

A equipe de Fiscalização do CRO-RN, depois de três meses de ter interditado o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO II),  na rua Juvenal Lamartine, no bairro de Santo Antônio, em Mossoró, por uma série de irregularidades, voltou a unidade nesta sexta-feira, 27, para desinterditá-la, após a prefeitura cumprir com as exigências para sanar os problemas.

Veja as fotos de como ficou o CEO II depois da reforma.

E veja as fotos de como era o CEO II ao ser interditado pelo CRO-RN.

A interdição aconteceu devido a uma série de sete irregularidades constadas pelos fiscais do Conselho, como materiais vencidos, cadeiras quebradas, salas de consultórios com paredes mofadas, aparelhos de raio X danificados.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal do município, Joel Escóssia, o atendimento à população no CEO II já retorna nesta segunda-feira, 30 de janeiro, quando os cinco consultórios do centro vão poder atender os pacientes com a equipe de cinco dentistas ali lotados.

“Duas cadeiras novas foram colocadas no lugar das antigas e na sala que tinha dois consultórios, colocamos a divisória que não havia”, explicou Escossia, acrescentando que a reforma da unidade foi feita de forma urgente para restabelecer um serviço odontológico que a população precisa.

SEM CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO

Na interdição do dia 20 de outubro de 2016, os fiscais Souza Júnior e Jane Nóbrega, cirurgiões-dentistas, relataram que quatro dos cinco consultórios do CEO não tinham as condições mínimas de atendimento à população e de trabalho aos profissionais de odontologia.

Os fiscais encontraram medicamentos vencidos, três equipamentos de Raios X quebrados e focos de insalubridades nos cinco consultórios fiscalizados.

Para não parar totalmente o atendimento e prejudicar ainda mais a população, os fiscais resolveram deixar um consultório funcionando.

A Fiscalização também esteve na época no CEO I (Bom Jardim) e constatou o lamentável descaso da prefeitura com o atendimento da população na área odontológica, interditando aquela unidade.

Até o momento o centro continua fechado, mas o coordenador de Saúde Bucal disse que a prioridade agora é também colocar para funcionar o CEO I. “ Vamos trabalhar para também devolver o CEO I para a população o mais rápido possível”, afirmou Escóssia.

O CEO I tinha os atendimentos de periodontia, cirurgia oral menor, prótese dentária, endodontia, atendimento a pacientes especiais, estomatologia, radiologia e odontopediatria.

NOVA REALIDADE DO CEO II

O fiscal Souza Júnior depois de visitar o CEO II e retirar a interdição do CRO-RN, disse que se sentia feliz de ter voltado agora para uma nova inspeção e ter encontrado solucionado as sete irregularidades apontadas pela equipe de Fiscalização do CRO-RN.

“Nós tivermos a feliz notícia que todas as ocorrências que nós solicitamos foram realizadas, seguindo a risca o que a gente pediu. Mediante a isso, nós fizemos a desinterdição e agora sim o CEO II está apto a fornecer os serviços de odontologia para a população”, disse Júnior, que visitou o centro acompanhado da fiscal do CRO-RN, Petula Souza.

Segundo Petula, até o ambiente externo do CEO foi todo pintado e trocada as cadeiras quebradas que os usuários usavam enquanto aguardavam ser atendidos. “Houve também uma preocupação com a questão paisagística da unidade, com plantas dando outro aspecto a área de espera, deixando mais acolhedor o local para os profissionais e para a população”, disse a fiscal do CRO-RN.

A vice-prefeita de Mossoró, a cirurgião-dentista Nayara Gadelha, também visitou o CEO II e conversou com os fiscais do CRO-RN, destacando o esforço da nova gestão para colocar o centro para funcionar em 20 dias após a posse.

“Os serviços especializados oferecidos pelo CEO, como endodontia (tratamento de canal), extração do terceiro molar, periodontia, entre outros, são serviços especializados que a população não encontra nas unidades básicas, então os pacientes são encaminhados para cá”, explicou Nayara.

Segundo ela, tudo o que o CRO-RN solicitou para restabelecer o atendimento no CEO II foi atendido pela atual gestão. "Graças Adeus hoje a gente consegue atender a tudo o que o Conselho Regional solicitou prontamente para devolver esse serviço à população", disse Nayara.

Segundo a diretora do CEO II, Michele Brito, o atendimento no centro é de segunda a sexta, nos períodos da manhã e da tarde, e que o desafio agora será atender toda a demanda que ficou reprimida nesses três meses que o centro ficou fechado.

Michelle disse a ainda que novos serviços especializados serão oferecidos no centro nos próximos meses, mas não quis adiantar  quais. Mas o coordenador de Saúde Bucal informou que ortodontia dever ser uma, voltada para atender pacientes fissurados, ou seja, crianças e adultos com fissuras labiopalatina.

“A prioridade é reergue toda a estrutura odontológica de Mossoró, e devolver a comunidade e, principalmente, ao dentista, um local adequado de trabalho para pode melhor atender a população mossoroense”, destacou Escóssia.