Operação Sorriso volta a Mossoró: 60 vagas para cirurgias de lábio leporino e fenda palatina

A Operação Sorriso volta a partir desta segunda-feira, 16, a mais uma edição de cirurgias de lábio leporino e fenda palatina gratuitas em Mossoró, com a oferta de 60 vagas. As cirurgias para crianças e adultos são gratuitas.

No ano passado, em agosto, a OS realizou a primeira edição Mossoró com 68 procedimentos cirúrgicos em 53 pessoas atendidas de um total de 104 que passaram na triagem.

O CRO-RN orienta aos dentistas que conheçam alguma criança ou mesmo adulto necessitando de cirurgias de lábio leporino e/ou fenda palatina, que façam o encaminhamento para a triagem que começa nesta segunda-feira, 16 de janeiro, e vai até terça-feira, no Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado, em Mossoró.

A diretora executiva da Operação Sorriso Brasil, uma organização não governamental de ajuda humanitária, Ana Stabel, anunciou ainda no primeiro dia do mutirão realizado em agosto que a  missão estará de volta à cidade nos próximos três anos, ou seja, 2017, 2018 e 2019.

Segundo Stabek, esta volta a Mossoró em 2017 e nos próximos outros dois anos só foi possível graças a parceria com a empresa Voltalia, de energia eólica, e com o hospital Wilson Rosado, da rede privada, que abraçaram a causa dos fissurados do Rio Grande do Norte.

A prefeitura de Mossoró também é parceira da Operação Sorriso, assim como outras empresas estão colaborando com a missão, bem como pessoas voluntárias ajudam na logística de hospedar os pacientes e seus familiares.

Além de crianças e adultos do Rio Grande do Norte, a Operação Sorriso também atende pacientes vindos de municípios vizinhos dos estados do Ceará e Paraíba.

A Operação Sorriso de janeiro é a segunda missão a ser realizada em Mossoró e vai atender novos casos e também os pacientes da primeira missão que necessitarem de novas cirurgias ou mesmo algumas correções.

Todas as cirurgias que serão realizadas no Hospital Wilson Rosado, parceiro da Operação Sorriso, são grátis, ou seja, sem custo para as famílias. Em média, uma cirurgia de lábio ou palato pode variar de preço, entre R$ 10 mil e 20 mil com profissionais em clinicas privadas.

A triagem da Operação Sorriso Mossoró 2017 acontece nesta segunda-feira, 16, e terça-feira, no Centro Clínico Prof. Vingt Um Rosado, das 8h às 17 horas, por uma equipe multidisciplinar  constituída por médicos, cirurgiões-dentistas, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, entrte outros profissionais da área da saúde.

A Associação dos Pais e Amigos dos Fissurados do RN (APAFIS-RN) vai mais uma vez está presente à missão de Mossoró, prestando ajuda aos pais e pacientes no período de triagem e das cirurgias. O presidente da APAFIS/RN, Edivan Silva, e o vice-presidente, Siderley Jatobá, confirmaram presenças na missão Mossoró II, a partir desta segunda-feira.

Operação Sorriso Mossoró II

TRIAGEM:

Dias: 16 e 17 de janeiro de 2017

Local: Centro Clínico Prof. Vingt Um Rosado, na Rua Afonso Pena, 152, Bom Jardim

CIRURGIAS

Dias: de 18 a 21 de janeiro