Diretoria do CRO-RN parabeniza os ASBs e TSBs pelo seu Dia Nacional

A diretoria do CRO-RN parabeniza aos profissionais auxiliares ASBs e TSBs do Rio Grande do Norte  pelo seu dia comemorado neste sábado, 24 de dezembro, data que marca a promulgação da Lei 11.889 de 24 de dezembro de 2008, que regulamentou o exercício de ambas as profissões.

O dia 24 de dezembro foi oficializado como Dia Nacional das Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal (ASBs e TSBs) pelo Conselho Federal de Odontologia, através da resolução CFO -107/2010, no dia 11 de novembro de 2010, em função da promulgação da lei pelo então presidente da República, Inácio Lula da Silva.

As ASBs e TSBs são profissionais auxiliares que integram a equipe de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família, do Ministério da Saúde, que atuam em conjunto com o Cirurgião-Dentista e o Técnico em Prótese Dentária.

Estes profissionais realizam atividades fundamentais à prestação de cuidados no âmbito da promoção da saúde bucal da população, atuando na prevenção e reabilitação da saúde oral, num trabalho sob a supervisão de um cirurgião-dentista.

Nesta data, o plenário do CRO-RN, gestão 2016/2018, parabeniza a todos os ASBs e TSBs que atuam no serviço público e na rede privada.

“Estes profissionais têm um papel relevante no trabalho conjunto com os cirurgiões-dentistas na promoção da saúde bucal da população, independente do atendimento aos pacientes acontecer na rede pública ou nos consultórios particulares, em clínicas”, destaca o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva.

O CRO-RN instalou no dia 16 de setembro a nova comissão das Profissões Auxiliares (ASBs, TSBs, TPDs e APDs), que tem como presidente o cirurgião-dentista Thales Jenner de Oliveira Falcão, de Mossoró.