Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

APAFIS-RN se reúne para confraternização e discutir atuação na Operação Sorriso Mossoró II

APAFIS-RN se reúne para confraternização e discutir atuação na Operação Sorriso Mossoró II

A Associação dos Pais e Amigos dos Fissurados do Rio Grande do Norte (APAFIS-RN) realizou nesta segunda-feira, 19, no auditório do CRO-RN, a última reunião de seus associados de 2016, que contou com a presença da diretoria da entidade e dos cirurgiões-dentistas Rubens de Azevedo, Moema Barreto, presidente da Academia Norte-riograndense de Odontologia, e Suily da Rocha Alencar, do Centro Especializado em Reabilitação (CER), antigo CRI (Centro de Reabilitação Infantil).

Os três dentistas são associados e defensores da causa dos fissurados no Estado. E são também fundadores da entidade.

A reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, Edivan Silva, e pelo vice, Siderley Jatobá, que fizeram uma retrospectiva dos trabalhos realizados este ano.

Depois, os presentes trataram da Operação Sorriso Mossoró II, que vai acontecer no período de 16 a 21 de janeiro de 2017, quando cerca de 60 cirurgias serão realizadas em crianças e adultos para correções de fissuras do lábio e do palato.

A APAFIS-RN pretende participar da Operação Sorriso Mossoró II como duas equipes de voluntários para atuarem na fase de triagens dos pacientes e também no período das cirurgias que vão acontecer no hospital Wilson Rosado, parceiro da ONG Operação Sorriso, que em agosto deste ano já realizou cerca de 60 cirurgias em crianças e adultos com fissuras no lábio ou palato.

Os pacientes da primeira edição da Operação Sorriso em Mossoró vieram de vários municípios do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.

A reunião desta segunda-feira também foi um momento de confraternização dos associados, com troca de presentes pela passagem do Natal. Depois aconteceu um lanche patrocinado pelos próprios associados da APAFIS-RN, que foi criada em janeiro de 2016 com a missão de defender os pacientes fissurados do Estado, que continuam sem uma assistência efetiva do governo do Estado e das prefeituras municipais.

A APAFIS-RN desde o primeiro semestre deste ano protocolou um pedido de audiência com o governador Robinson Faria na Governadoria do Estado, mas até 19 de dezembro não recebeu uma resposta.

Os pacientes fissurados do Estado continuam dependendo de cirurgias que são realizadas em Recife (PE) e em Bauru (SP), ou em ações humanitárias da Operação Sorriso.

O Hospital Infantil Varela Santiago está fechando uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte para a realização de cirurgias aos pacientes fissurados do Estado, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Algumas cirurgias já foram feitas pela equipe do cirurgião-dentista Adriano Germano, bucomaxilofacial, que coordena a residência nesta especialidade no Hospital Universitário Onofre Lopes.

A APAFIS-RN defende a criação de um Centro de Reabilitação aos Fissurados no Rio Grande do Norte para a realização de cirurgias e do tratamento posterior que requer uma equipe com profissionais de ortodontia e fonoaudiologia, entre outros profissionais da área de saúde.

Outras Notícias