Plenário do CRO-RN aprova Moção de apoio à UERN

Os conselheiros do CRO-RN, reunidos na última sessão Plenária, aprovaram uma moção de apoio à UERN diante da ideia de privatizá-la, que foi levantada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, como forma do Estado economizar recursos.

Leia abaixo a integra da moção de apoio do CRO-RN à UERN, assinada pelo presidente do Conselho, Gláucio de Morais e Silva, com a aprovação unanime dos 10 conselheiros.

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN), autarquia federal a serviço da sociedade, vem a público manifestar o seu apoio à UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), como patrimônio inalienável do povo do Rio Grande do Norte.

A UERN, por excelência, cobre-se de grande êxito ao deslocar a formação do ensino superior para o interior do Estado. Oferece mais de 69 cursos de graduação e 32 de pós-graduação em todas as regiões do Estado com o campus central em Mossoró, cinco campi e 11 núcleos avançados.

A instituição merece ser respeitada pelos seus quase 50 anos de história, assim como professores, servidores e estudantes pelos relevantes serviços prestados à saúde e educação do povo potiguar.

Não se constrói uma sociedade justa e ciente de suas responsabilidades sem a participação efetiva da Universidade Pública.

Não são justas e corretas as declarações de que a UERN representa um ônus para o Estado. Posições enviesadas e descontextualizadas da realidade apenas servem para turvar a opinião pública com o propósito de confundir deliberadamente gastos com investimentos em educação superior.

O CRO-RN soma-se a outras importantes vozes da comunidade acadêmica, sociedade organizada e instituições no respeito a sua história e compromisso com a educação superior gratuita e de qualidade no Rio Grande do Norte.

Gláucio de Morais e Silva, CD, Presidente do CRO-RN