Câmara de Vereadores de Natal homenageia dentista com a Comenda Dr. Clemente Galvão Neto

Câmara de  Vereadores de Natal homenageia dentista com a Comenda Dr. Clemente Galvão Neto
O vereador Paulinho Freire, que criou a Comenda Dr. Clemente Galvão Neto, presidiu a sessão solene

A Câmara dos Vereadores de Natal realizou nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, às 18h30, no plenário principal da casa, a sessão solene para homenagear o Dia do Dentista e entregar a 22 cirurgiões-dentistas a Comenda Dr. Clemente Galvão Neto.

A comenda foi criada por iniciativa do vereador Paulinho Freire (Solidariedade) para homenagear os profissionais da odontologia que se destacaram pelos serviços prestados a sociedade natalense.

Criada em 2015, este ano os homenageados com a comenda foram indicados pelo Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN), Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN) e Academia Norte Rio-grandense de Odontologia, além das indicações de profissionais pelos vereadores.

Dos 29 vereadores, 19 indicaram seus dentistas e 10 deixaram de indicar qualquer profissional.

O CRO-RN indicou o cirurgião-dentista Rubens Azevedo, 79 anos, para receber a comenda, que foi entregue pelo vereador Paulinho Freire e Franklin Capistrano, presidente da Câmara, à cirurgiã-dentista Moema Barreto, presidente da Academia, que representou o dentista homenageado por se encontrar viajando.

O SOERN indicou o cirurgião-dentista Humberto Dantas, diretor do sindicato, para ser o homenageado, enquanto a Academia Norte-riograndense de Odontologia indicou o Dr. Max Cunha Azevedo, professor aposentado da disciplina de Prótese Dentária do curso de Odontologia da Universidade Federal do RN.

Aos 95 anos, o Dr. Max foi o grande homenageado da noite, comparecendo com familiares para receber a honraria da Câmara de Vereadores de Natal.

Os profissionais da odontologia que receberam a comenda dos vereadores foram:

Dr. Jonatas Moab Silva Andrade -  vereador Adão Eridan

Dr. Dominique Barbalho Azevedo -  vereador Aroldo Alves

Dra. Odegleide Trindade da Silva – vereador Ary Gomes

Dr. Israel ZWI Rosen – Vereador Emanoel do Cação

Dr. Solon Galvão Filho – vereadora Eleika Bezerra

Dr. Caio Palhares – vereador Eudiane Macêdo

Dr. Thiago Maximiliano Nazareno Amaral  - vereador Fernando Lucena

Dra. Mariza Pinheiro de Souza Medeiros – vereador Franklin Capistrano

Dr. Gláucio de Morais e Silva – vereador George Câmara

Dr. Eimar Lopes – vereador Hugo Manso

Dr. Dickson Martins da Fonseca – vereadora Júlia Arruda

Dra. Ivana Gadelha Paiva Amabile – vereador Júlio Protásio

Dr. Otávio Garcia – vereador Joanilson de Paula Rêgo

Dr. Wolney de Almeida Junior – vereador Klaus Araújo

Dra. Alessandra Jereissati Martins – vereador Marcos Antônio

Dr. José Henrique Gomes Gondim – vereador Paulinho Freire

Dra. Karla Veruska Fernandes da Silva Barbosa – vereador Raniere Barbosa

Dr. Orgival Tavares Silva Filho -  vereador Sandro Pimentel

Os vereadores que não indicaram nenhum dentista foram Amanda Gurgel, Aquino Neto, Bertone Marinho, Bispo Francisco Assis, Chagas Catarino, Dagô, Dickson Nasser Júnior, Felipe Alves, Luiz Almir e Ubaldo Fernandes.

O vereador Paulinho Freire criou a Comenda “Clemente Galvão Neto” para homenagear personalidades que se destacaram como dentistas, contribuindo para garantia do direito à saúde bucal dos cidadãos, bem como instituiu o Dia do Dentista em Natal, na mesma data de 25 de outubro, quando se comemora o Dia Nacional do Dentista.

O nome da comenda é uma homenagem ao professor Clemente Galvão Neto, cirurgião-dentista, uma das personalidades públicas de maior expressão da odontologia de Natal, que chegou a presidente do Conselho Federal de Odontologia, autarquia que cuida do registro dos profissionais no Brasil todo.

O doutor Clemente morreu em 2010, mas deixou um legado para a Odontologia Potiguar.

Segundo o secretário Geral do CFO, o potiguar Eimar Lopes, a história do doutor Clemente se confunde com a história da odontologia do Estado, porque foi um profissional e uma personalidade que lutou pela criação e consolidação do curso de Odontologia da UFRN.

“A odontologia potiguar e brasileira deve muito ao professor Clemente, que era das especialidades de Cirurgia Bucomaxilofacial e Radiologia, que criou o Museu de Odontologia que leva o nome do seu pai, Dr. Solon de Miranda Galvão”, diz Lopes.

Confira a galeria de fotos clicando aqui