SOERN e CRO-RN levam demandas da odontologia em audiência com o Deputado Federal Beto Rosado

O deputado Betinho Rosado com o presidente do CRO-RN, Teresa Newmman (SOERN) e Souza Junior (CD)

O presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, acompanhado da diretora do SOERN, Teresa Newmann, e do cirurgião-dentista Souza Júnior, esteve na tarde desta quinta-feira, 21, no diretorio Estadual do Partido Progressista, em Natal, para uma reunião com o deputado Federal Beto Rosado (PP-RN), filho do ex-deputado Betinho Rosado, de Mossoró.

Na pauta da audiência, o CRO-RN e o SOERN foram pedir o apoio do parlamentar na aprovação de alguns projetos de leis de interesse da odontologia e da população.

O presidente do CRO-RN falou dos projetos de leis em tramitação no Congresso Nacional que tratam da obrigatoriedade dos cirurgiões-dentistas nas UTIs dos hospitais e o que institui a Odontologia do Trabalho, mas destacou principalmente o projeto de lei (Pl 5728/2013) que cria o PNCCS (Plano Nacional de Carreiras, Cargos e Salários) dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Gláucio Morais, "a aprovação desse PL resolveria o grande problema que são os baixos salários e os vínculos precarizados que hoje afastam os cirurgiões-dentistas do serviço público".

Para o presidente do CRO-RN, profissionais com remunerações justas e a melhoria no acesso e na qualidade dos serviços odontológicos só trariam benefícios à população que necessita do SUS.

"Cerca de 75% da população do Estado só têm acesso a um atendimento odontológico ser for pelo Sistema Único de Saúde", destaca Gláucio.

PORTARIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PREJUDICA TRATAMENTO DE FISSURADOS

O presidente do CRO-RN também pediu o empenho do deputado Beto para revogar a portaria Nº. 62 de 19 de abril de 1994, do Ministério da Saúde, que estabelece normas para o cadastramento de hospitais que realizem procedimentos integrados para reabilitação estético-funcional dos portadores de má-formação lábio-palatal para o Sistema Único de Saúde.

Esta portaria foi a justificativa para que o Hospital de Pediatria (Hosped), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, extinguisse o serviço de atendimento aos fissurados em 2013, deixando de realizar cirurgias de reabilitação nos pacientes do Estado.

Atualmente, as crianças com fissuras no lábio e/ou palato são enviadas para cirurgias em Recife (PE) ou Bauru (SP).

O deputado do PP, do mesmo partido do atual ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), ficou sensibilizado pelo tema e disse pretendia conversar com o seu ex-colega de Câmara Federal para discutir a tal portaria.

Depois de ouvir as demandas da odontologia, o deputado Beto se mostrou sensível às reivindicações da categoria e abriu um canal de comunicação com a Câmara Federal.