Presidente reeleito do CRO-RN toma posse reafirmando parceria com SOERN nas lutas da categoria

Presidente do CRO-RN com Ivan (SOERN), Eimar (CFO) Flávio (SOERN) e Campos (FIO)

Os 10 novos conselheiros do CRO-RN eleitos para o biênio 2016/2018 tomaram posse em solenidade realizada na quinta-feira, 14 de julho, às 20h30min, no auditório da Academia Norte-riograndense de Letras, em Natal, com a participação de convidados e dentistas.

O presidente reeleito do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, tomou posse reafirmando parceria com SOERN nas lutas do sindicato para a valorização da categoria e na defesa de uma odontologia de qualidade no serviço público de saúde.

A eleição do novo plenário aconteceu no dia 17 de março deste ano, com a chapa do presidente reeleito, Gláucio de Morais e Silva, obtendo 87% dos votos válidos.

Participaram da solenidade compondo a mesa o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, o conselheiro Federal Eimar Lopes, o cirurgião-dentista Ricardo Fonseca, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, a coordenadora Municipal de Saúde Bucal de Natal, Cláudia Raissa, o presidente da Federação Interestadual de Odontologistas (FIO), José Ferreira Campos Sobrinho, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RN), Hárrison de Almeida Dantas, e a presidente da Academia Norte-riograndense de Odontologia, Moema Barreto.

Ainda prestigiaram o evento o presidente do sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN), Ivan Tavares, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RN), Suerda Santos Meneses, e o seu secretário geral, Ricardo Manhães de Araújo, a chefe do departamento de Odontologia do curso de Odontologia da Universidade Federal do RN, Roseana de Almeida Freitas, além da cirurgiã-dentista Cláudia Machado, representando a coordenadora do Curso de Odontologia da Universidade Potiguar (UnP), Maria Alice Pimentel Fuscella, e do tesoureiro do CRO-PE, João Batista Sobrinho do Nascimento Neto.

A solenidade começou com a assinatura do termo de posse dos 10 novos conselheiros, sendo cinco efetivos e cinco suplentes, depois os ex-conselheiros da gestão 2014/2016 receberam certificados , e o presidente do CRO-RN e o conselheiro Federal fizeram seus discursos.

O presidente do CRO-RN, reeleito com 87% dos votos válidos na eleição do dia 17 de março deste ano, agradeceu a presença dos convidados e declarou que este seu segundo mandato à frente do Conselho será de muito trabalho, com a equipe de Fiscalização continuando as visitas aos municípios para verificar as condições de trabalho nas unidades da Estratégia Saúde da Família.

Segundo Gláucio, além do Conselho continuar realizando suas funções, de acordo com o Artigo 11 da Lei nº 4.324 de 14/04/1964, que diz que compete aos CROs controlar inscrições e cancelamentos dos profissionais registrados em seus quadros; fiscalizar em âmbito local o exercício da profissão; deliberar e julgar infrações à ética profissional; expedir carteiras profissionais; entre outras atribuições, o CRO-RN mantém sua parceria com o SOERN em suas lutas de valorização da categoria, defendendo salários dignos e melhores condições de trabalho.

“Mas o Conselho também vai continuar atuando na defesa da população para receber um serviço odontológico público de qualidade, fiscalizando as condições de trabalho dos cirurgiões-dentistas nas unidades públicas de saúde da capital e do interior”, explicou Gláucio Morais.

"Ser reeleito/ para servir a esta instituição cinquentenária,/ que está intimamente associada/ ao exercício da odontologia/ e representar todos os 3.498 cirurgiões dentistas/ e 2.418 profissionais auxiliares/ inscritos no CRO-RN/ e exigir desses/ um exercício ético em favor da sociedade/, é motivo de muito orgulho, momento importante/ e trazem desafios futuros", escreveu o presidente do Conselho em seu discurso de posse.

O conselheiro Federal Eimar Lopes em seu discurso lembrou dos 10 anos de sua primeira eleição para presidente do CRO-RN, em 2016, falou da visão romântica do conselho que seu amigo cirurgião-dentista Givaldo Soares pediu para resgatar com sua eleição, e finalizou suas palavras convocando a todos ao trabalho.

Depois de empossado os novos conselheiros, o CRO-RN ofereceu um coquetel aos convidados.

NOVO PLENÁRIO DO CRO-RN PARA O BIÊNIO 2016/2018

CONSELHEIROS EFETIVOS