Cirurgião-dentista lança o livro Anatomia Humana na Livraria Saraíva do Midway Mall

Gustavo lança o seu livro Anatomia Humana, registro da Tradição Oral, Música e Literatura

O cirurgião-dentista e professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Gustavo Barbalho Guedes Emiliniano, e o farmacêutico e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Rodrigo Freitas Monte Bispo, lançam nesta próxima sexta-feira, dia 15, às 19h30min, na livraria Saraíva, do shopping Midway Mall, o livro "Anatomia Humana”, Registros da Tradição Oral, Música e Literatura Coloquial no Brasil.

A obra, resultado de seis anos de pesquisa, é uma coletânea de 1.500 registros e citações de partes do corpo humano na tradição popular. Desse total de registros, 450 estão nas letras das músicas da MPB (200 citações) e na literatura brasileira (150).

Só no sistema Urogenital, explica Emiliniano, foram garimpados cerca de 800 termos no Brasil como sinônimos de pênis, pudendo e bunda.

Um detalhe, a palavra bunda não existe no vocábulo português, ensina o professor da UERN, acrescentando que se trata de uma palavra de origem africana.

O professor de Odontologia Legal do curso de Odontologia da UERN, em Caicó, explica que a palavra bunda vem da língua Iorubá, falada em países como Nigéria, Togo, Serra Leoa, no norte da África.

Segundo Emiliniano, além do Iorubá, os termos coletados para o livro vêm de línguas como o português, espanhol, tupi-guarani, francês e árabe.

Uma das partes do corpo com o maior número de sinônimos é a patela, o osso localizado na frente do  joelho, que tem 17 citações populares.

Já o estômago têm nove sinônimos, e o cóccix, aquele ossinho no final da coluna vertebral, aparece como oito citações populares, todas registradas no livro. Entre as citações populares coletadas, o cóccix também aparece como “osso do mengão”.

“Não me pergunte o porquê do nome ´osso do mengão´, já que a minha pesquisa foi de coletar os termos populares e não explicar suas origens”, conta Emiliniano, em tom de brincadeira.

Para garimpar estes registros, o professor da UERN explica que contou com a colaboração da Sociedade Brasileira de Anatomia, com seus associados em todo Brasil enviando os nomes das partes do corpo citados pelos pacientes. “Os temos foram enviados pelos associados por e-mails e eu e o Rodrigo fizemos a edição contextualizando com a música e a literatura”, diz o cirurgião-dentista.

Do Acre, por exemplo, explica Emiliniano, veio o termo “carretel” para nominar as vértebras, que são os ossos que compõem a coluna vertebral.

Na parte odontológica, o professor coletou poucos termos, como "mobília", numa referência a arcada dentária, além de “queixá”, que se refere ao terceiro molar; “queixada” se referindo a maxila. Ele ressalta que para dentes foram encontrados registros de “cravante”, “tacha”, “atacantes”,  “colmilho” e “dente do canto”.

Segundo o cirurgião-dentista, o livro contextualiza os registros dos nomes populares das partes da anatomia humana com citações na música e na literatura por grandes autores, como Dorival Caymmi, Chico Buarque, passando por canções mais populares interpretadas por Anita, a banda Grafith de Natal.

A ideia de fazer o livro, segundo Emiliniano, surgiu há seis anos, quando participou de um curso de Anatomia e Necropsia, em Salvador, e observou que os participantes de vários estados brasileiros faziam citações das partes do corpo de acordo com termos regionais.

Para o professor da UERN, o seu livro se destina aos profissionais da saúde, aproximando-os dos pacientes, principalmente aqueles que ainda usam termos tradicionais da cultura popular.

“O livro é o diálogo entre os conceitos acadêmicos da anatomia humana com a linguagem popular, aproximando os profissionais da saúde de seus pacientes para um diagnóstico mais preciso e uma prescrição correta”, diz Emiliniano.

O objetivo da obra é aproximar os profissionais da saúde dos seus pacientes, principalmente aqueles que ainda usam termos tradicionais da cultura popular. Na parte odontológica, o professor coletou poucos termos, como "mobília", numa referência a arcada dentária.

O livro a ser lançado em noite de autógrafos na livraria Saraiva do Midway Mall custa R$ 30,00. A editora é CJA Edições, de Natal.

A apresentação do livro é do professor de Anatomia do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Eudes Euler de Souza Lucena, enquanto o  professor Filosofia aposentado, João Batista Xavier, escreveu a "orelha".

O quê: Lançamento do livro Anatomia Humana

Onde: Shopping Midway Mall