Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CRO-RN realiza Oficina de Planejamento para funcionários, conselheiros e integrantes de comissões

CRO-RN realiza Oficina de Planejamento para funcionários, conselheiros e integrantes de comissões
O presidente do CRO-RN e a conselheira Aldenisia com a palestrante Flávia Christiane

O CRO-RN realizou na sexta-feira, 6 de maio, das 8h às 13h, no seu auditório, a sua Oficina de Planejamento, Monitoramento e Avaliação para as ações a serem promovidas pelas comissões internas do Conselho, que teve a participação de conselheiros e funcionários.

A oficina teve inicio às 8h30 com a palestra da professora Flávia Christiane de Azevedo Machado,  do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (URN), que abordou “O Planejamento Estratégico como Ferramenta para uma gestão Eficiente”.

 Veja as fotos da Oficina clicando aqui

Na palestra, a professora falou de como organizar um plano de ação, o momento do monitoramento e a avaliação das ações, ressaltando a importância da informação para o êxito do planejamento em suas diversas fases.

“Informação é o elemento essencial para avaliar, planejar, monitorar e reavaliar”, destacou Flávia.

A professora da UFRN também abordou o ciclo PDCA, criado na década de 20 pelo físico norte-americano Walter Andrew Shewart, pioneiro no controle estatístico de qualidade, hoje tão em voga nas empresas que procuram a eficiência em seus processos para satisfação de seus clientes, reduzir custos e ampliar lucros.

 O ciclo PDCA, segundo os especialistas, facilita a tomada de decisões e o alcance de metas traçadas pelo Planejamento Estratégico.

Segundo Flávia, o ciclo é assim conhecido devido ao nome em inglês que define cada uma das etapas do seu processo:

  • P: do verbo “Plan” – planejar, definir metas e como atingi-las.
  • D: do verbo “Do” – fazer ou executar – treinar, educar.
  • C: do verbo “Check” – checar ou verificar resultados.
  • A: do verbo “Action” – ação - agir corretamente ou corrigir eventuais erros/falhas.

 Depois da apresentação da palestra da professora da UFRN, a oficina prosseguiu com a apresentação de uma avaliação das ações realizadas pelo CRO-RN em 2015 pelos presidentes de comissões, bem como foram discutidas as metas para 2016.

A secretária Geral do CRO-RN, Aldenísia Albuquerque, presidente da Comissão de Políticas Públicas de Saúde, coordenou a oficina, que teve a participação do presidente do Conselho, Gláucio de Morais e Silva, dos conselheiros Luis Eduardo Rodrigues Juliasse (Tesoureiro), Héverton Fernandes Duarte (presidente da Comissão de Fiscalização), Marco Aurélio Medeiros da Silva (presidente da Comissão de Ética) e Silvana Gurgel Borba, representante de Mossoró, além de integrantes de comissões internas.

Também participaram da oficina a presidente da Câmara Técnica de Pacientes Especiais, Áquila Dantas, e a presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-RN, Maria Cecilia Aguiar, e a sua componente Coleta Medeiros, além dos  cirurgiões-dentistas Ruy de Besssa, Jane Nóbrega e Jônia Cibely dos Santos, da Comissão de Políticas Públicas de Saúde.

Todos os funcionários do CRO-RN, liderados pela secretária Executiva, Elaine Marques  Lima, também estiveram presentes na oficina.

Os funcionários Damião Rocha, da Comissão de Licitação, e Islena Barreto, contabilista, ficaram responsáveis pelas explanações sobre as novas exigências do Tribunal de Contas da União sobre licitações e da aplicabilidade da  Lei de Acesso à Informação (LAI), nº 12.527 de 18 de Novembro de 2011, foi implementada na Administração Pública Federal no ano de 2012, a partir do Decreto nº 7.724 de 16 de maio de 2012, e que este ano passa a ser cobrada das autarquias

Pela lei, cidadãos e entidades brasileiras têm direito acessar informações com base no interesse público ou particular.

A Controladoria-Geral da União é o órgão responsável pelo monitoramento da aplicação da LAI no âmbito da administração pública federal, pelo treinamento de servidores para dar transparência aos atos praticados pela autarquia.

O presidente do CRO-RN ressalta o trabalho que o Conselho vem fazendo para em breve disponibilizar no site da autarquia as informações que podem ser liberadas, de acordo com o que determina a LAI.

“Os funcionários do CRO-RN já foram treinados para disponibilizar estas informações que o cidadão tem direito, tornando a transparência um bem maior da população”, diz Gláucio Morais.

Segundo ele, no momento a empresa que cuida do site do CRO-RN está fazendo os ajustes no sistema para que o Conselho possa disponibilizar as informações. “Existe um prazo e estamos correndo para deixar tudo em ordem para que o cirurgião-dentista e o cidadão possam ter acesso às informações que desejar, dentro do que permite a LAI”, explica o presidente do Conselho.

Outras Notícias