Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Presidente do CRO-RN parabeniza os profissionais da odontologia pelo Dia do Trabalhador

Presidente do CRO-RN parabeniza os profissionais da odontologia pelo Dia do Trabalhador
Presidente do CRO-RN parabeniza todos os trabalhadores da odontologia pelo Dia 1º. de Maio

Pela passagem do Dia do Trabalho, neste 1º. de Maio, o presidente do CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, em nome do plenário do Conselho, parabeniza a todos os profissionais da odontologia do Rio Grande do Norte.

Como presidente do CRO-RN, Gláucio parabeniza ainda os líderes sindicalistas da Odontologia Potiguar, o presidente do Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN), Ivan Tavares, e o presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), José Ferreira Campos Sobrinho, pelas lutas em prol da categoria.

"Minha homenagem hoje é para todos os cirurgiões-dentistas e auxiliares que trabalham nos serviços públicos de saúde, nos seus consultórios e clínicas, que atuam promovendo a saúde bucal da população potiguar. Todos nós sabemos as dificuldades que o país enfrenta, mas não podemos baixar a cabeça. Temos que continuar lutando pelos nossos direitos e trabalhar com dignidade para ter o respeito da população", diz Gláucio.

"Parabéns a nós todos trabalhadores brasileiros pelo nosso Dia 1 de Maio!"

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio no Brasil e em vários países do mundo. No Brasil, o feriado nacional é dedicado as festas, manifestações e passeatas em eventos reivindicatórios ou mesmo em defesa dos direitos adquiridos pelos trabalhadores ao longo dos anos, bem como são realizadas exposições e outros eventos comemorativos.

A origem do Dia do Trabalho conta a história está associada a luta de trabalhadores norte-americanos, em 1886 em Chicago, Estados Unidos, que vivia uma época de industrialização.

No dia 1º de maio daquele ano, segundo a história, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. No mesmo dia, no país, aconteceu uma grande greve geral.

Na sequência, dois dias depois, houve um conflito envolvendo policiais e trabalhadores que resultou na morte de alguns manifestantes.

O fato revoltou os trabalhadores, provocando mais confrontos com a polícia.

No dia 4 de maio, em confronto de rua entre a polícia e trabalhadores, estes reagiram e atiram uma bomba, que matou sete policiais. O confronto levou a uma nova onda de violência, com os policiais atirando e matando 12 trabalhadores, além de dezenas de feridos.

O confronto de Chicago marcou a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e entrou para a história do movimento sindical.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, para homenagear os operários mortos em Chicago, a Internacional Socialista, uma organização mundial de divulgação do socialismo, que realizava seu segundo encontro, resolveu criar o Dia Mundial do Trabalho, colocando o dia 1º de maio de cada ano para as comemorações.

 No Brasil, a história relata que a data é comemorada desde o ano de 1895, mas somente em setembro de 1925 é que ela foi oficializada, após um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Alguns fatos importantes para o trabalhador brasileiro está associado a data de 1º, de Maio, como por exemplo, a criação do salário mínimo.

O então presidente Getúlio Vargas, em 1º de maio de 1940, institui o salário mínimo, que pela Constituição de 1988 deveria suprir as necessidades básicas do trabalhador e sua família, como alimentação, moradia, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.

A nossa Carta Magna também estabelece que o reajuste períodico do salário mínimo para preservar o poder aquisitivo do trabalhador, o que na prática não é bem assim que acontece. 

Outra data relacionada ao primeiro de maio foi a criação da Justiça do Trabalho, em 1941, com o objetivo de resolver questões judiciais envolvendo os direitos dos trabalhadores, nas relações empresas e empregados.

Outras Notícias