Palestra de auditor Fiscal da Receita tira dúvidas dos dentistas sobre o Imposto de Renda 2016

Ivan, presidente do SOERN, Emerson, conselheiro, com Sílvio, auditor, e Avelino, contador

O CRO-RN e o SOERN (Sindicato dos Odontologistas do RN), em parceria, realizaram na terça-feira, 12, uma palestra sobre a Declaração do Imposto de Renda 2016 que lotou o auditório do Conselho. Os profissionais da odontologia que tinham dúvidas ainda de como declarar seus rendimentos de 2015, uma vez que para este ano a Receita Federal fez algumas modificações, puderam ouvir os esclarecimentos do auditor e do contador.

Veja as fotos clicando aqui.

O auditor fiscal da Receita Federal, Silvio Almeida, e contador Avelino Viana, do SOERN, foram os palestrantes, que durante o evento puderam orientar os dentistas sobre as mudanças que aconteceram nos formulários do imposto de renda ano 2016, exercício financeiro de 2015.

Segundo o auditor da Receita, este ano, o último prazo de entrega das declarações é o dia 29 de abril, às 23h59min, horário de Brasília, e não mais o dia 30, como nos anos anteriores.

Quem entregar depois do prazo a sua declaração do IR vai pagar uma multa de R$ 165,74. O piso da multa é de 1% ao mês, com limitge de 20% sobre o total do imposto devido no ano-calendário da declaração.

Ele também orienta que no caso do contribuinte ter algum problema no preenchimento por falta de um comprovante de renda ou mesmo de um recibo, pode efetuar o envio da declaração até o dia 29 de abril e depois fazer uma retificação.

O auditor também orientou sobre a mudança que a Receita Federal fez no formulário do Imposto de Renda de 2016, onde agora os profissionais da saúde, como dentistas, médicos, psicólogos, precisam declarar o nome e o CPF do paciente do qual está recebendo.

O auditor Sílvio Almeida contou durante a palestra que um questionamento levantado no ano passado também num evento desta natureza no CRO-RN, pelo conselheiro Emerson Pimenta, resultou numa alteração este ano para o formulário do Imposto de Renda. Segundo ele, a importância deste tipo de encontro entre Receita Federal e contribuinte é exatamente aprimorar os mecanismos de preenchimento da declaração.

Para o conselheiro do CRO-RN, Emerson Pimenta, palestra desse tipo ajuda os profissionais da odontologia na hora de preencherem suas declarações, evitando erros ou mesmo omissões por falta de conhecimento, não por desonestidade do contribuinte.

O auditor da Receita Federal explicou que muitos profissionais de saúde caem na “malha fina” não por sonegação, mas muitas vezes por erros e omissões, que são retificados, não gerando problema nenhum para o contribuinte.

Além do auditor da Receita Federal, participou do evento realizado no auditório do CRO-RN o contador Avelino Viana, do SOERN. Ele falou sobre as três formas de tributação, como Livro Caixa, Simples Nacional e Lucro Presumido.