Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Natal sedia neste fim de semana o 1º. Congresso Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva

Natal sedia neste fim de semana o 1º. Congresso Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva
Grupo de dentisttas e acadêmicos de Odontologia do Paraná participa do COBROHI

O 1º. Congresso Brasileiro de Odontologia Hospitalar e Intensiva (COBROHI) , organizado pelo Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar, acontece neste final de semana, sábado e domingo, 8, em Natal, reunindo dentistas,  acadêmicos em odontologia e convidados para palestras e discussões sobre a atuação do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar e em unidades de terapia intensiva (UTI).

A realização do congresso é do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar e tem o apoio do CRO-RN, do SOERN (Sindicatos dos Odontologistas do RN) e da FIO (Federação Interestadual dos Odontologistas).

Veja as fotos clicando aqui

Na abertura do congresso, no auditório do hotel Rifólis, em Ponta Negra, na manhã deste sábado, 7, os presidentes do CRO-RN e SOERN, Gláucio de Morais e Silva, e Ivan Tavares, marcaram presença na mesa, ao lado da presidente do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar, Cláudia Baiseredo, que destacou o crescimento da atuação dos cirurgiões-dentistas potiguares na rede de hospitais do Estado.

Na assembleia do colégio realizado no final do primeiro dia de congresso, os associados decidiram que o evento do próximo ano acontece em Curitiba, PR.

O presidente do SOERN, Ivan Tavares, como especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e atuando em hospitais, destacou a carência da presença do cirurgião-dentista nas equipes multidisciplinares que atuam nas unidades hospitalares da rede pública e mesmo privada. Segundo ele, “felizmente coube ao nosso sindicato promover um curso para preparação da primeira turma em Odontologia Hospitalar e alguns desses profissionais já estão permeando os hospitais de nosso Estado, no serviço público, portanto na Alta complexidade”.

Presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), José Ferreira Campos Sobrinho se manifestou como um entusiasta da odontologia hospitalar e destacou a apoio que a sua entidade deu para a concretização deste primeiro congresso nacional em Natal.

Como presidente do CRO-RN e do 1º. COBROHI, Gláucio de Morais e Silva deu as boas vindas aos participantes, palestrantes, dentistas e acadêmicos de odontologia de vários estados brasileiros.

“É um privilegio presidir esse congresso e parabenizo a todos pela disposição do trabalho e por fazer desse evento um marco para odontologia hospitalar do Rio Grande do Norte e no Brasil”, afirmou.

A primeira palestra do congresso foi da médica intensivista do Rio Grande do Norte, Sílvia Rocha da Costa Fernandes, que abordou o tema “A UTI perto do Cirurgião-dentista”.

“Minha relação com a odontologia hospitalar iniciou dentro da UTI com a parte prática, com a colaboração das cirurgiãs-dentistas Maria Cecília e Diana Rosado, da H3Odonto, momento em que tive a oportunidade de ver o serviço funcionar com meu pai”, disse a médica.

“Ele conseguiu durante 75 dias com acidente vascular grave, não ter nenhuma pneumonia, mesmo com uso traqueal e ventilação mecânica, e foi salvo”, explicou Silvia.

Em seguida, o médico Infectologista Kléberr Giovani Luz, também do RN, proferiu a palestra “Conceitos Atuais de Antibioticoterapia para Pneumonia e Infecção Bucal”.

O cirurgião-dentista e professor da UnP (Universidade Potiguar), José Endrigo Tinôco de Araújo, na sua palestra “Novidades em Produtos e Equipamentos Odontológicos na Terapia Intensiva” abordou a atuação do dentista na UTI, novas pesquisas, produtos utilizados e a relevância desse atendimento para saúde geral do paciente.

Finalizando as palestras da manhã de sábado, o cirurgião-dentista Rogério Jardim Caldas, chefe do Serviço de Odontologia do Hospital Mário Kroeff, no Rio de Janeiro, falou das “Infecções Bucais Oportunistas em Terapia Intensiva e Protocolos de Tratamento”,

Na parte da tarde, a palestra apresentada pelo cirurgião-dentista e supervisor da divisão de Odontologia do Instituto Central do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Luiz Alberto Valente Soares Jr, foi sobre “Protocolos de Atendimento para Pacientes Sistematicamente Comprometidos”.

Homenagem

Na abertura do evento, a diretora do SOERN, Teresa Neumann, entregou ao presidente do SOERN, Ivan Tavares, o certificado de Membro Benemérito do Colégio Brasileiro de Odontologia Hospitalar como reconhecimento pelo seu trabalho na inserção do cirurgião-dentista potiguar nesta área.

“Quando fui procurada para indicar um profissional que tivesse as prerrogativas necessárias para receber essa homenagem, prontamente lembrei de Ivan Tavares, e logo a ideia foi acatada pelos colegas”, disse Neumann, destacando que “hoje no RN o maior defensor e propagador da Odontologia Hospitalar chama-se Ivan Tavares”.

Segundo ela, o presidente do SOERN atua de forma incessante na “busca de justiça para categoria, objetivando sua inserção no mercado de trabalho com salários dignos, condições laborais adequadas e remunerações condizentes com as necessidades”.

Para a sindicalista, o olhar visionário de  Ivan Tavares fez do SOERN a entidade promotora do primeiro curso de odontologia hospitalar do RN, inserindo nos hospitais da rede pública do Estado colegas oriundos desta formação.

“Não satisfeito, propôs a edição de um livro, com os trabalhos realizados pelos alunos deste curso, que será lançado na noite de hoje”, disse.

O presidente do SOERN agradeceu às homenagens, afirmando em seguida que quem o inseriu nesses movimentos sindicais foi o colega cirurgião-dentista Eimar Lopes (Conselheiro Federal), há 15 anos.

 “Fui jogado aos leões, juntamente com ele, e conseguimos ressuscitar o SOERN. Temos a certeza de que os colegas estão buscando o sindicato para resolver problemas, como as questões salariais”, disse.

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

O 1º. COBROHI prossegue neste domingo a partir das 8h30min com palestras de Maria Carolina de Toledo Moreno, de São Paulo, com o tema “Acreditação no Brasil”.

Em seguida, às 9h15, o professor da Disciplina de Estomatologia e Radiologia do departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP), Paulo Sérgio da Silva Santos, apresentará a palestra “Hierarquia Hospitalar e os Caminhos do CD no hospital”.

O ex-presidente do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais, Eduardo Carlos Gomide, da Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos, a partir das 10h30min, fará sua palestra sobre “ANS (Agencia Nacional de Saúde) e OH: Inserção de Procedimentos Odontológicos no rol e Benefícios para a Odontologia Hospitalar”.

Encerrando a programação da manhã, a cirurgiã-dentista Aline Silva Magalhães Melo, do hospital Porto Dias, do Pará, apresentará a palestra “Laser e sua atuação na Odontologia Hospitalar”.

Na parte da tarde, a partir das 14 horas, haverá duas mesas redondas: uma sobre Serviços Consagrados de Odontologia Hospital no Brasil e suas Experiências, com a participação de vários profissionais da odontologia que atuam na área; e a outra com o tema “O Ensino da Odontologia Hospitalar”.

Na primeira mesa, o ex-presidente do CRO-RN, Eimar Lopes, conselheiro Federal, vai falar de sua atuação na Odontologia Hospital no maior hospital público do Estado, o Walfredo Gurgel Gurgel, localizado em Natal.

Depois, a cirurgiã-dentista Aline Magalhães de Melo, do Hospital Porto Dias, de Belém (PA), vai contar sua experiência num hospital privado, enquanto a Josiane Costa Rodrigues de Sá abordará a odontologia hospitalar numa unidade militar.

A moderadora do debate será a professora Glória Pimenta, da Paraíba.

Na segunda mesa redonda, a partir das 16 horas, o moderador vai ser o professor Paulo Sergio da Silva Santos, com a participação de Fabrício Bitu Sousa, da Universidade Federal do Ceará, que vai abordar o “Ensino da Odontologia Hospitalar na Graduação”.

Já a professora Viviane Almeida Sarmento, da Universidade Federal da Bahia, fará palestra sobre “Residência em Odontologia Hospitalar”.

As duas mesas terão discussões dos palestrantes com a plateia.

Encerrando o congresso, às 18 horas, haverá a entrega de prêmios para os participantes do concurso de painéis sobre atendimentos na Odontologia Hospitalar.

Outras Notícias